qual a diferença entre trabalho e força de trabalho ? como a exploração do trabalho gera alienação no trabalho coletivo?
Respostas
A Força de Trabalho é o potencial, seja de uma pessoa ou de uma sociedade, de produzir coisas, de modo que ela representa o quanto, teoricamente, poderia ser produzido, enquanto que o Trabalho, na concepção marxista, é a produção efetiva de bens de consumo por meio da transformação da matéria prima e em mercadorias.
Na sociedade capitalista, de acordo com Marx, o trabalho é alienado na medida em que o trabalhador é afastado do produto de seu trabalho e não se reconhece mais nele, de modo que deixa de ser o produtor de algo do qual sente orgulho e passa a ser apenas como uma peça em uma máquina que somente produz coisas de modo não natural.
Isto faz com que o trabalho deixe de servir para o bem estar social, para melhorar a vida das pessoas coletivamente, e passa a servir apenas para gerar lucros para a burguesia sem compensações equivalentes ao conjunto dos trabalhadores, que, alienados do trabalho coletivo, passam a agir como se fossem inimigos uns dos outros.
O trabalho representa o esforço humano (gasto de energia) em troca de uma benesse salarial. Nesse sentido, o trabalho pode ser formal ou informal.
O que é força de trabalho?
A força de trabalho representa o potencial que cada pessoa pode ter na fabricação de um produto e/ou prestação de um determinado serviço. Nesse sentido, a força de trabalho gera benefícios financeiros contínuos para os empregadores (ou patrões).
Na visão de Marx, a exploração do trabalho faz com que cada pessoa trabalhe muito e receba pouco por tudo o que foi produzido (dentro da empresa).
Aprenda mais sobre o tema diferenças entre trabalho e força de trabalho em:
https://brainly.com.br/tarefa/6151348
Sucesso em sua jornada!