Nori Meza era diretor administrativo em uma empresa de confecção, com 2.000 funcionários nas suas 11 unidades pelo Brasil. No relatório de fechamento do ano, Nori percebeu que o número de reclamatórias trabalhistas em todas as unidades tinham aumentado em 35% nos últimos 2 anos, fato este que o deixou consideravelmente preocupado. Foi então que convocou a gerente de RH Meire Santana, e solicitou um levantamento para entender o que estava acontecendo com estes desligamentos e principalmente por que a empresa estava perdendo as causas nos julgamentos por falta de documentos. Meire fez um levantamento no RH e descobriu que os exames periódicos estavam com atrasos ou não estavam sendo realizados, conforme definição da Norma Regulamentadora (NR 7).
Respostas
Letra B, apenas a II é correta porque o fato acabou gerando economia ao não realizar os exames periódicos, porém isso acabou resultando no aumento da quantidade de reclamações trabalhistas.
A realização dos exames periódicos é sempre a melhor opção para o gerente e seu departamento de Recursos Humanos, o RH, visto que assegurará a total transparência e comprometimento da empresa, prevenindo-a de quaisquer reclamações trabalhistas no tocante a esse assunto.
Complementando: Sobre essa situação avalie as assertivas.
I – Não há obrigatoriedade da realização de exames periódicos, uma vez que a empresa pode evitar esse custo.
II – Apesar da economia com a não realização dos exames periódicos tem aumentado o número de reclamatórias trabalhistas.
III – Para diminuir o custo com os exames periódicos a empresa pode repassa-lo ao empregado.
É correto o que se afirma em:
A I
B II
C III
D I e II
E II e III
Abraços!