Respostas
Resposta:
Em sociedades complexas, como são as cidades e o país em que vivemos, é praticamente impossível um modelo de democracia direta tal como era praticado na Grécia Antiga.
A nossa democracia contemporânea é considerada indireta, porque as decisões não são tomadas por cada um de nós, mas sim por representantes que elegemos.
Se o sistema democrático representativo funcionar bem, a soberania se mantém nas mãos do povo, pois a participação do povo continua sendo central para organização política. E para que a democracia funcione bem é necessário ter representantes responsáveis e um processo eleitoral confiável.
A democracia contemporânea prevê, ao mesmo tempo, a liberdade individual e a igualdade de condições. Por igualdade de condições, não estamos pensando apenas na igualdade econômica entre todos os cidadãos, mas também igualdade cultural e política. Isso quer dizer também que é requisito da democracia que todos os cidadãos participem do governo e tenha direito igual de participar dele.
Logo, a ideia contemporânea de democracia é irmã gêmea da cidadania: um cidadão pleno é aquele que goza de todos seus diretos democráticos
Explicação: