• Matéria: Matemática
  • Autor: tamires530
  • Perguntado 7 anos atrás

outros nomes que a cidade já teve​


kuroalex: que cidade? e pq matemática?

Respostas

respondido por: lorenadasilva42
0

Explicação passo-a-passo:

A capital do Amazonas só passou a ser conhecida como Manaus em setembro de 1856, quando a Assembléia Provincial Amazonense decidiu homenagear a Cidade da Barra do Rio Negro com o nome da valente tribo indígena que habitou a região. Antes disso, porém, a região passou por um longo processo de transformação política, estrutural e social, que também provocou as constantes mudanças no nome da região.

Tudo começou de fato com a necessidade da coroa portuguesa de garantir seus domínios na região. A estratégia utilizada foi a construção da Fortaleza de São José da Barra do Rio Negro, em 1662, no local onde hoje é encontrada a cidade de Manaus. Os 114 anos de existência do Forte marcaram também o convívio entre os colonizadores e os indígenas que habitavam o local, que em alguns momentos foi de extremo conflito.

Para conseguir o apoio de parte dos indígenas, os europeus contavam com a influência dos religiosos enviados a estas localidades. Catequizados, os índios passaram a morar nas proximidades do Forte, em palhoças humildes. No entanto, tribos como os Manaós não aceitaram a dominação portuguesa e se rebelaram, apesar da inferioridade bélica. Ajuricaba, principal guerreiro da resistência, foi aprisionado e morto em viagem.

Em 1775 é criada a Capitania de São José do Rio Negro, no município de Barcelos. Já em 1791 o governador Português Lobo D´Almada transfere a sede da Capitania para o Lugar da Barra, que se tornaria Manaus alguns anos depois. Antes disso, em 1823 o Amazonas adere a Independência do Brasil, o que possibilitou , já no ano de 1832, que o antigo Forte fosse elevado à categoria de vila. Passando a se chamar Vila da Barra.

Foi no dia 24 de outubro de 1848 que o lugarejo recebeu o nome de Cidade da Barra do Rio Negro, categoria garantida com a Lei 145 da Assembleia Provincial Paraense. Neste momento o local já havia ganho status de cidade, com escolas para ensino secundário, uma biblioteca pública e até mesmo um jornal. Apenas no dia 4 de setembro de 1856 a cidade ganha o nome de Manaus.

Perguntas similares