A respeito do indeterminismo e suas consequências, podemos dizer que o indeterminismo


a )

entende que, se os seres humanos sempre fossem inteiramente determinados pelas causas que atuam sobre a vontade, como entende o determinismo, discussões como a eticidade das ações não teriam sentido. Isso porque as regras e ações morais pressupõem o livre-arbítrio do agente. Esse é um dos principais argumentos que o indeterminismo elaborou contra o determinismo.


b )

não se opõe ao determinismo em sua essência, apenas discorda de alguns pontos essenciais. No entanto, principalmente no tocante às decisões referentes à ética e à moral, assume a relação causa e efeito para explicar a ação dos agentes.


c )

prega a falta de consistência das ações humanas, pois como as coisas já estão dadas, não há livre-arbítrio e muito menos ação humana em sentido estrito. Nesse sentido, o indeterminismo aproxima-se do fatalismo.


d )

rejeita, a priori, a criatividade, pois compreende que essa só pode existir dentro de um sistema que a signifique, que está determinado e previamente dado pelas ações do passado.

Respostas

respondido por: BiaBomfim
14

Quando falamos de indeterminismo, esse se opõe ao determinismo no que diz respeito a encontrar ações pré determinadas.

a ) Entende que, se os seres humanos sempre fossem inteiramente determinados pelas causas que atuam sobre a vontade, como entende o determinismo, discussões como a eticidade das ações não teriam sentido. Isso porque as regras e ações morais pressupõem o livre-arbítrio do agente. Esse é um dos principais argumentos que o indeterminismo elaborou contra o determinismo.

O indeterminismo é o movimento contrário ao determinismo.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares