Respostas
Resposta:
século XX
Uma das ideias mais importantes do século XX foi o conceito de diversidade cultural. Deve-se muito a ele. Um conceito plástico que mobilizou corações e mentes, desde a luta por direitos étnicos, civis, de gênero até as lutas de garantias de expressões estéticas, sendo um instrumento importante para a renovação de movimentos sociais, ambientais etc. Sobretudo o conceito de diversidade cultural trazia, no núcleo duro de seu pensamento, formas de institucionalização para sua realização na sociedade. Não se mostrou apenas uma bandeira utópica. Toda produção de pensamento em torno apontava formas e procedimentos para sua realização. A presença de artistas negros na cena de videoarte inglesa é um exemplo de como o conceito diversidade cultural, focado no procedimento de ampliação da presença de realizadores diversos, produz sofisticação no campo das representações. Neste exemplo, reside um aspecto importante: sem diversidade do protagonismo no campo de realizadores das artes não existe diversidade cultural.
século XXI
A Cultura nesse início do século XXI não se mostra mais dura, invariante e estagnada como se acreditou e se consolidou conceitualmente em épocas anteriores. Com aspectos e contornos livres, dispersos e diversos, a cultura contemporânea está pulverizada globalmente e demonstra a ideia de uma sociedade ampliada em seu próprio conceito.
A globalização, que leva a cultura de um continente para outro ou que possibilita o acesso desterritorializado por meio do mercado, da internet ou do turismo, por exemplo, liquidifica aquilo que antes estruturava-se como algo sólido, delimitado, institucionalizado; como as belas artes foram por anos a definição perene do que era a cultura.