• Matéria: ENEM
  • Autor: LeehColombo4603
  • Perguntado 7 anos atrás

“t. adorno identifica duas manifestações cotidianas de barbárie, a primeira, na prática do esporte, que, em muitas de suas modalidades, pela exacerbação da competitividade, pode gerar agressões, crueldade, fanatismo tanto dos participantes quanto dos torcedores; a segunda, na utilização do princípio de competição na educação escolar, como um método pedagógico por excelência, que pode se tornar, por sua vez, um instrumental reprodutivo da intensa competição presente no sistema capitalista, que transforma os homens em inimigos dos próprios homens, privilegiando, na lei da sobrevivência, o domínio dos mais fortes, dos mais ricos, dos mais armados”.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
0

A ideia central do texto é apresentar uma ideia ou um modelo de motivação à competição de maneira exacerbada. Defende uma visão formativa indenitária, determinada e auto referenciada a respeito dos modelos de comportamento de hierarquização e de classificação.

De forma a estimular um comportamento hierárquico, que se alinhe à premissa de superioridade/inferioridade em práticas esportivas que precisam colaborar para o espírito coletivo e igualitário.

Bons estudos!

Perguntas similares