• Matéria: Direito
  • Autor: franciellediegp6owga
  • Perguntado 7 anos atrás

Fazer uma redação sobre "violência contra a mulher" Contendo introdução,desenvolvimento e conclusão. VALENDO 20 pontos

Respostas

respondido por: grasirossi5
2

Resposta:

Explicação:

Desde a criação da lei de número 11.340/06, a lei Maria da Penha, a visibilidade e atenção que tem se dado ao tema é cada vez maior. A violência doméstica, ainda é, infelizmente, a realidade de muitas mulheres em todo o mundo. Em uma constante luta contra o próprio parceiro e contra todos os julgamentos que cercam o tema, a representatividade e diálogo tem ajudado muitas vítimas a denunciarem seus agressores.

Maria da Penha Maia Fernandes foi quem deu nome a lei, e também quem deu voz e coragem a muitas mulheres, Maria sobreviveu a duas tentativas de homicídio, sendo seu tentante o próprio marido, que foi punido apenas 19 anos depois. Na época, tal fato ainda nomeava-se homicídio, somente a partir de 2015 a lei do feminicídio foi sancionada pela então presidenta Dilma Rousseff, que colocou o assassinato pelas condições de sexo feminino no rol dos crimes hediondos, o que diminuiu em 10% o número de assassinatos contra mulheres.

Por muitos, 10% é considerado um número insignificante, mas para muitas mulheres, ambas as medidas que foram implementadas, foram cruciais para salvar vidas. A condição psicológica que uma vítima de agressão e violência doméstica apresenta, faz estas acreditarem que todos os abusos sofridos são culpa dela mesma, acreditam ser merecedoras de tudo, pois a atenção necessária ao tema nunca foi dada, e somente depois da lei Maria da Penha e a lei do feminicídio, o assunto se tornou mais recorrente e as vítimas se sentiram mais seguras para finalmente denunciarem seus agressores.

O caminho a percorrer ainda é muito longo, mas a cada dia se torna mais claro e confortável para quem busca sair desta situação de sofrimento diário, através de representatividade, e buscando sempre informar ao estado como um todo, sobre as consequências e sobre a prevenção desta infeliz realidade.

Perguntas similares