• Matéria: Sociologia
  • Autor: iaramiguel600p6w74x
  • Perguntado 7 anos atrás

Embora a ciência seja, do ponto de vista histórico, descendente da filosofia, e a ética seja, até hoje, uma das áreas mais importantes da filosofia, é usual pensar-se em ciência e ética como disciplinas autônomas e independentes. A ciência se ocuparia da geração de conhecimento sobre o mundo; a ética, da discussão das ações humanas, no que diz respeito às suas repercussões sobre a felicidade e bem-estar de outros seres humanos ou quaisquer outros seres. No entanto, há ligações importantes entre elas, que têm sido crescentemente investigadas tanto por filósofos da ciência como por filósofos
que se especializam em ética.[...]

Fonte: CHIBENI. Silvio Seno. Introdução à filosofia da ciência. Departamento de Filosofia, Unicamp. Disponível em www.unicamp.br/~chibeni. Acessado em 11/06/2019.

 

No Brasil, a Resolução nº 196, de 16 de outubro de 1996, orienta os Comitês de Ética em Pesquisa. Sobre a importância dos comitês de ética. Assinale a alternativa correta:


Escolha uma:

a. Os comitês de ética se preocupam com o controle da produtividade das pesquisas.

b. Os comitês de ética tratam somente da questão do plágio.

c. Os comitês de ética se voltam para as questões de fiscalização das verbas destinadas às pesquisas.

d. Os comitês de ética devem assegurar que os animais e sujeitos  envolvidos nas pesquisas não sejam somente usados, mas também tratados com respeito enquanto contribuem para o bem social.​

Respostas

respondido por: Matheusieti
11

A alternativa A está correta.

A cadeia de comando, como fator de ampliação dos problemas da gestão da ética, configura-se como barreira à revelação de comportamento contrário à ética na organização. 

Utilizando os padrões éticos dentro de uma empresa, o papel do superior dentro de uma organização é delegar as tarefas, enquanto que o subordinado deve executar essas tarefas sob o controle e monitoramento do supervisor.

Deste modo, a partir da gestão de comandos, nem sempre esse processo ocorre de forma correta devido à falta de comunicação entre as partes. 

respondido por: yar1nha
0

Resposta:

Poderíamos, do ponto de vista semântico, substituir houvesse por existisse, no entanto haveria alteração sintática na função da palavra pesquisa.

Explicação:

O verbo HAVER também significa EXISTIR. Isso quer dizer que, do ponto de vista SEMÂNTICO, poderemos substituir um pelo outro. No entanto, o verbo HAVER neste sentido não tem sujeito. A palavra ou expressão que lhe suceder terá função sintática de OBJETO DIRETO. No caso de EXISTIR, a palavra que virá depois será sujeito. Logo, haverá alteração SINTÁTICA, mas não SEMÂNTICA.

Perguntas similares