a taxa interna de retorno (tir) é a taxa de juros compostos (taxa de desconto) que anula o seu valor presente (valor atual). a taxa mínima de atratividade (tma) corresponde à taxa mínima que uma nova proposta de investimento deverá render para ser atrativa. o vpl é uma ferramenta para a tomada de decisão que consiste em se trazer para o dia zero (valor atual) cada valor futuro de uma série de pagamentos, recebimentos ou depósitos, do somatório desses valores atuais, deduz-se o valor do investimento a ser feito e obtém-se o chamado vpl. analise as informações de dois projetos de investimento, cuja tma é 15%, e que apresentam retorno de acordo com a tabela abaixo:
Respostas
B) F, V, V, F.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Falsa. Apenas a análise da TIR não é suficiente para a aprovação do projeto, o VPL também deve ser positivo.
II – Verdadeira. O VPL negativo faz a indicação d que a TMA é maior do que o rendimento, o que representa que a negociação não é boa.
III – Verdadeira. Mesmo que a TIR seja positiva, o VPL quando negativo vai mostrar que é um projeto que não resultará em frutos.
IV – Falsa. O VPL positivo faz a indicação de que o rendimento é maior que a taxa, o que indica que o projeto pode ser aprovado.
Em anexo acrescentei o complemento da questão.
Bons estudos!
Resposta:
LETRA B
Explicação:
Sabendo que a TIR é a taxa de juros compostos (taxa de desconto) que anula o seu valor presente (valor atual), ela deve ser positiva para indicar que o projeto é viável. Quando o VPL for nulo (igual a zero) ou positivo, o negócio deve ser feito, pois significa que teremos um rendimento igual ou superior à Taxa Mínima de Atratividade. Caso contrário, o negócio deve ser rejeitado (Aula 06, pg. 10-12).