• Matéria: Física
  • Autor: Wirleny
  • Perguntado 7 anos atrás

Tratando-se de Cinemática, parte      introdutória da mecânica, como olhar para a quebra de paradigma trazida      pela relatividade restrita de Einstein?​

Respostas

respondido por: bryanavs
0

Devemos olhar de uma forma que o mundo era um antes da relatividade especial ou restrita e após essas teorias, se possibilitou "ver de forma diferente" .

Vamos começar falando sobre os dois postulados que foram criados por Einstein.

1 - As leis da Física são as mesmas em relação a qualquer referencial inercial (ou seja, em qualquer ponto aonde vale a lei da inércia)

2 - A velocidade da luz no vácuo é uma constante e possui o mesmo valor em todos os referenciais inerciais.  

"Tudo bem... mas o que essas informações trazem de tão revolucionadoras assim?"  

Temos três principais consequências destes postulados e são elas:

I) O tempo é relativo, tudo depende da velocidade que você se encontra. Ocasionando um fenômeno chamado Dilatação do Tempo, aonde quando você está em altas velocidades, o tempo passa mais devagar.

II) A contração do espaço, ou seja, em altas velocidades, o comprimento de um corpo contrai-se na direção em que ele se movimenta, como se estivesse em uma nave e dentro dela você observa uma barra, pra quem está de fora em repouso, ele vai observar essa barra com um comprimento diferente, conforme o corpo viaje próximo a velocidade da luz, o espaço vai "contraindo" nessa direção.

III) E a última consequência diz que a "Massa é relativística", por exemplo, 80 Kg e a massa de repouso é 0 e você começa a viajar em velocidades próximas a da luz, a massa de um corpo aumenta.

PS: Como vivemos num universo macroscópico, a teoria da relatividade soa muito como algo criado para "ficção científica", porém em escalas subatômicas, isso é normal provando que a o mundo nunca mais foi o mesmo depois dessas teorias.

Espero ter ajudado, bom dia e ótimos estudos :)

Perguntas similares