1) Defina o que são clima e tempo.
2) Enumere os fenômenos atmosféricos que interferem no clima e no tempo.
3) Qual a relação entre a altitude e o clima?
4) Como ocorrem as variações climáticas de acordo com a variação de latitude?
5) Com relação à variação climática, como podemos definir a maritimidade e a continentalidade?
6) Explique como as massas de ar podem interferir no tempo de uma região.
7) O que são os eventos climáticos chamados de El Niño e La Niña?
8) Quais as massas de ar que interferem no clima do Brasil?
9) No meio urbano o tempo e o clima são afetados de maneira um pouco diferentes que no meio rural, principalmente devido à industrialização e ao desenvolvimento urbano. Sendo assim, explique o que é o processo da ilha de calor.
10) Porque, nos grandes centros, pode ocorrer o fenômenos chamado inversão térmica?
11) Explique o que é a chuva ácida e como ela pode interferir na vida do homem e no meio ambiente.
12) Cite oito exemplos dos principais tipos climáticos da Terra.
13) Explique o que são as monções na Ásia.
14) Descreva o nome e as características do tipo climático de nossa região.
15) Com relação à Amazônia, faça uma descrição do seu tipo climático e das suas formações vegetais.
16) Onde se localiza, e quais as características do clima e da vegetação do Cerrado?
17) Quais as condições para que haja a formação de um mangue?
18) De acordo com os seus conhecimentos sobre a caatinga, faça um comentário sobre os principais problemas enfrentados pelo povo dessa região.
19) Por que a Mata Atlântica foi a vegetação mais devastada do país?
20) Caracterize a floresta equatorial e identifique as principais causas da sua devastação.
Respostas
1) O tempo é o estado físico das condições atmosférica em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade.
2)Ciclones e tornados, inversão térmica, efeito estufa, el ninõ e la ninã
3)Existem muitos fatores que influenciam o clima, eentre eles estão a latitude, os ventos e massas de ar, umidade, chuvas, maritimidade, continentalidade, temperatura dos oceanos, entremuitas outras coisas. Entre elas, está a altitude.
4)O clima é um fenômeno altamente variável e muito sensível a qualquer alteração de ambiente, local e constituição física dos lugares. Por esse motivo, é muito importante entender todos os fatores que o influenciam a fim de melhor analisar a dinâmica que orienta as variações climáticas e meteorológicas. Sendo assim, um relevante estudo encontra-se em analisar a relação entre latitude e clima.
Por definição, as latitudes são as linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido horizontal, ou seja, no sentido leste-oeste. A faixa latitudinal mais conhecida é a Linha do Equador, responsável por dividir a Terra nos hemisférios norte e sul. Essa linha marca a latitude 0º, que aumenta o seu valor para as linhas imaginárias ao longo do hemisfério norte até 90º e diminui para -90º no hemisfério sul.
Em resumo, podemos dizer que a relação entre latitude e clima estabelece-se da seguinte forma: quanto menores as latitudes – ou, melhor, quanto mais próximas elas forem de zero –, maiores tendem a ser as temperaturas. Em outras palavras, quanto mais próximos estivermos da linha equatorial, mais quentes serão as temperaturas, exceto quando outros fatores climáticos (como a altitude) preponderarem sobre uma determinada área.
5)Continentalidade é um fator climático relacionado à distância do oceano. Maritimidade é um fatorclimático relacionado à proximidade de mares e oceanos. ... Em regiões de interior, ou seja, distantes dos oceanos, ocorre também maiorvariação de temperatura no decorrer do dia.
6)O ar atmosférico está sempre em movimento, na forma de massa de ar ou de vento. Se uma massa de ar possui características particulares de temperatura e umidade, torna-se responsável pelotempo, e, portanto pelo clima de uma área. ... Seus avanços ou recuos é que vão determinar o clima.
7)O El Niño é uma anomalia climática causada pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico na região próxima ao Peru. Ele acontece, em média, duas vezes a cada dez anos e dura 18 meses.
As consequências do El Niño são várias: altera a vida marinha no Oceano Pacífico, aumenta as chuvas na América do Sul e em parte dos Estados Unidos, intensifica as secas no Nordeste do Brasil, provoca fortes tempestades no meio do Oceano Pacífico, entre outras consequências.
Esquema explicativo do El Niño
Esse nome foi escolhido porque os pescadores do litoral do Peru percebiam que o aquecimento das águas do oceano acontecia sempre na época do Natal. Dessa forma, eles escolheram esse nome em referência ao Menino Jesus (Niño Jesus, em Espanhol).
Quando o El Niño acaba, geralmente, surge logo em seguida outro fenômeno chamado de La Niña, por ser exatamente o contrário do El Niño.
O La Niña também é uma anomalia climática caracterizada por provocar o efeito contrário do El Niño e acontece porque as águas dos oceanos que estão mais ao fundo (e mais frias) vão para a superfície e esfriam aquilo que o El Niño tinha esquentado. Costuma durar cerca de nove meses.
Durante o La Niña também acontecem vários efeitos: a região Centro-Oeste do Brasil fica mais fria durante um rápido período, chove muito no Nordeste, o verão fica mais frio, o Paraguai fica com clima seco, as temperaturas na Austrália ficam bem maiores e as chuvas no Caribe aumentam.
O El Niño e o La Niña são fenômenos climáticos que provocam sérias consequências em todo mundo. Seus efeitos não são apenas climáticos, mas também econômicos, pois quando chove demais em um lugar e de menos em outros, a agricultura pode acabar sendo prejudicada.