• Matéria: História
  • Autor: Vidalanaa
  • Perguntado 7 anos atrás

Faça um resumo sobre a Era napoleonica de no máximo 15 linhas

Respostas

respondido por: diegodiestel
14

Resposta:

A Revolução Francesa derrubou a monarquia francesa, mataram o rei e os jacobinos tomaram o poder. Os jacobinos eram a esquerda, ajudaram o povo porem continuou uma bagunça. Os girondinos, de direita, subiram ao poder e não fizeram nada. No final dos anos 1790 ocorreu o consulado, onde Napoleão Bonaparte era o homem mais poderoso da França, e em 1804 ele vira imperador. Napoleão fez a reforma agraria, melhorou a educação e criou um código de leis novo para a França. Napoleão ganhou vairas guerras contra a Prússia, a Áustria, a Espanha, estados italianos e alemães, ele controlava toda a Europa continental. Ele sempre esteve em guerra com os ingleses, mas nunca os dominou. Atacou a Russia e perdeu, então foi exilado em Elba. Napoleão foge de Elba e retoma o poder, porem perde uma batalha e é preso em uma ilha no meio do pacifico e morre.

respondido por: thyfani156
3

Resposta:

A Era Napoleônica compreendeu o período da chegada de Napoleão Bonaparte ao poder no Consulado, em 1799, e terminou com sua derrota na Batalha de Waterloo e seu exílio na Ilha de Santa Helena, em 1815. Duas caraterísticas principais podem ser ressaltadas nesse período da história mundial: a consolidação das instituições burguesas nos Estados Nacionais e a expansão do Império Napoleônico para outros locais da Europa, configurando-se como uma ameaça ao Antigo Regime Absolutista do continente.

A subida de Napoleão ao poder ocorreu em meio à crise que havia no Diretório (1795-1799), sendo verificadas conspirações tanto à esquerda, com a Conspiração dos Iguais, quanto à direita, com as ações dos realistas. O prestígio conquistado com as campanhas militares externas pelo exército francês em geral, e a de Bonaparte em particular, colocou Napoleão para ser o garantidor da ordem interna da França. O golpe contra o Diretório no 18 de Brumário (09 de novembro de 1799) representou a reação dos girondinos, tendo Bonaparte à frente da conspiração.

Explicação:

Perguntas similares