responda as questões abaixo:
1- em que consiste o processo de socialização e quais tipos de socialização podem ser identificados ?
2- explique a diferença entre grupos e instituições sociais ?
3- de que modo o controle social permite estabelecer uma previsibilidade no comportamento dos indivíduos e grupos sociais ?
4- analise o impacto das tecnologias da informação nos processos de socialização e de interação social atualmente .
Respostas
Resposta:
3)
Eu · Principiante
Você sabe a resposta? Responda aqui!
JKJKJKJKJKJKJK Aluno
1) Aprendizagem: Demonstra ou ensina o indivíduo a como se portar perante a uma situação. São reflexos, hábitos ou atitudes.
Imitação: É obtido através de comportamentos e/ou atitudes de pessoas ou grupos que vivem no seu cotidiano, ou seja atitudes vivenciadas dia-a-dia.
Identificação: O modelo de conduta é obtido pela criança através do comportamento dos pais, este comportamento é inconsciente e portanto, subjetivo. Pode-se aplicar a famosa frase, "os filhos são o reflexo dos pais".
2) -Instituições sociais: São aquelas que tem personalidade jurídica de atuação, nas áreas sócias.
Ex: instituição filantrópica, que , cuida de crianças carentes e idosos(portadores de necessidades especiais).
-Grupos sociais: Buscam mesmos objetivos fazendo, assim, ações conjuntas visando bem de todos.
São grupo pequenos de 2 pessoas, Convivem num mesmo espaço.
- Exemplo: Familia e igreja.
3) O controle social serve para determinar valores, símbolos, interesses e ideias gerais que são conhecidas pela população, de modo que cria certos modos tipificados de existência e de construção de subjetividade.
Como os interesses e os símbolos são artificialmente produzidos é possível prever, em certo sentido, em que espectro ideológico geral os membros daquela sociedade se encaixarão, havendo pequenas variações que servem apenas para descrever pequenos grupos variantes dentro de um mesmo padrão geral.
Isto, na prática, faz com que todos sejam mais ou menos iguais, o que permite que as suas reações aos mesmos eventos sejam previsíveis, facilitando ainda mais o controle social.
4) A tecnologia da informação é responsável por unir pessoas de diferentes países do globo terrestre. Deste modo, a tecnologia da informação se mostra responsável por um novo modelo de inclusão, que é o digital.
Atualmente, a internet exerce um importante papel na vida das pessoas, seja para lazer ou trabalho. Por meio das redes sociais online, é possível conversar com pessoas e grupos de diferentes lugares da terra (e tudo isso é bem acessível).
Para as famílias que possuem crianças, o processo natural de socialização (com a família e sociedade) pode ser afetado pelo uso da tecnologia. Como consequência disto, a criança pode adquirir vício (e ficar doente) e não aproveitar melhor a sua infância.
Nesta dimensão, é preciso que os pais saibam controlar o uso de plataformas tecnológicas, como tablets e smartphones.
1. Aprendizagem: Demonstra ou ensina o indivíduo a como se portar perante a uma situação. São reflexos, hábitos ou atitudes.
Imitação: É obtido através de comportamentos e/ou atitudes de pessoas ou grupos que vivem no seu cotidiano, ou seja atitudes vivenciadas dia-a-dia.
Identificação: O modelo de conduta é obtido pela criança através do comportamento dos pais, este comportamento é inconsciente e portanto, subjetivo. Pode-se aplicar a famosa frase, "os filhos são o reflexo dos pais".
2. Os grupos sociais estão diretamente relacionados aos processos de socialização primárias e secundárias. Dessa maneira podemos classificar luz de acordo com processo de socialização no qual se estabelece. Existem os grupos sociais primários secundários intermediários.
A família é a primeira instituição social com qual temos contato (cumprir o papel de transmitir padrões gerais de relacionamento dos laços de parentesco, hábitos e costumes socialmente compartilhados). Da mesma maneira a escola é responsável pela transmissão de padrões de relacionamento com grupos aos quais inicialmente não pertencemos, do aprendizado de códigos de linguagem sociais e da prática dos valores necessários para a vida em comum. A religião, por sua vez, transmite padrões morais socialmente aceitos, além de modos de refletir sobre a morte e temos transcendentais.
3. Nas relações sociais, um dos elementos importantes e a possibilidade de prever as ações dos sujeitos com alguma segurança. Essa previsibilidade depende do conjunto de normas que orientam o grupo e da decisão dos membros desse grupo às normas.
4. Percebe-se que, paralelamente a influência dos meios de comunicação sobre a sociedade, surgem também novos modos de utilização das tecnologias da informação, voltados para a produção de visões e comportamentos alternativos. Exemplo: Rádios, TV comunitária e redes sociais.