• Matéria: Ed. Física
  • Autor: Milena1930
  • Perguntado 7 anos atrás

Como são escolhidos os tipos de exercício na ginástica laboral?

Respostas

respondido por: juniormt1022gmailcom
1

Historicamente a implantação de atividades físicas no trabalho são consideradas relativamente antigas. Segundo Alves e Vale (1999) os primeiros registros desse tipo de atividade foram datados no ano de 1925 na Polônia. Anos mais tarde, encontram-se registros dessas atividades em outros países, como Holanda, Rússia e Noroega, sendo denominada de ginástica de pausa, onde além de empresas, marinheiros utilizavam-se desses movimentos em suas próprias embarcações (CAÑETE, 1996).

De acordo Polito e Bergamachi (2002), a ginástica laboral (GL) conhecida na época como ginástica de pausa, era assim denominada porque os operários se exercitavam com uma pausa adaptada a cada ocupação particular realizada.

Poucos anos mais tarde, em 1928, impulsionada pela cultura e tradição oriental, a ginástica foi implantada no Japão, sendo inicialmente destinada aos operários de algumas atividades ocupacionais, como trabalhadores do correio. Apesar de ter iniciado no continente europeu, foi no Japão que a GL teve o seu real desenvolvimento (LIMA, 2003).

A partir da Segunda Guerra Mundial, difundiu-se por todo o território japonês através da veiculação de um programa denominado de “Rádio Taissô”, que envolve uma tradicional ginástica rítmica com exercícios específicos, acompanhados por música. O radio taissô ocorria todas as manhãs, sendo transmitida pelo rádio e praticada, não apenas em ambientes de trabalho, mas também nas ruas e residências (MACIEL, 2005).

Na década de 60, a prática da atividade física no trabalho, foi adotada pelos Estados Unidos, que criaram a “Internacional Management Review”, uma das mais significativas avaliações sobre a saúde do trabalhador pelo exercício físico (CONFEF, 2004).

No Brasil, as primeiras manifestações de atividades físicas entre funcionários foram registradas no início dos anos 70, onde a Federação de Estabelecimento de Ensino Superior (FEEVALE), em Nova Hamburgo (RS), através da Escola de Educação Física, publicou uma proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas, denominado Projeto Educação Física Compensatória e Recreação (SESI, 2006).

Neste período algumas empresas, como a fábrica de tecidos Bangu, a pioneira e o Banco do Brasil, com a posterior criação da Associação Atlética do Banco do Brasil, começaram a investir em empreendimentos com opções de lazer e esporte para os funcionários (CONFEF, 2004).

Em 1979, a mesma instituição, em convênio com o SESI (Serviço Social da Indústria), elaborou e executou o projeto de GL. Em 1999, a escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul criou o curso que visa preparar alunos e profissionais para esta área de atuação (CONFEF, 2004).

Atualmente a ginástica laboral está em crescente expansão, estabelecendo-se como um programa de muita credibilidade, eficiência e importância no mundo do trabalho.

OBS: não sei se era exatamente o que precisava mas tentei ajudar.

Perguntas similares