• Matéria: Direito
  • Autor: barbara8212
  • Perguntado 7 anos atrás

como decorar penas direito penal??

Respostas

respondido por: giovannafhmmattos
12

Resposta:

Então a 1° dica é : transforme números em imagens, pois os números são imagens abstratas, difíceis de se memorizar. Ai vem uma pergunta: como posso utilizar essa técnica no direito? De infinitas formas, uma dessas formas é a 2° dica.

2° dica: hoje vamos transforma frações, 1/3, 2/3 e 1/6 em imagens, dessa forma ficará fácil memorizar as diminuições e aumentos das penas no Código Penal.

3° dica: associe as imagens criadas com as palavras de fixação do alfabeto fonético, para associar com os artigos.

Exemplo: Art.21. “O desconhecimento da lei é inescusável. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitável, isenta de pena; se evitável, poderá diminuí‑la de um sexto a um terço”.

Esse artigo fala sobre o erro sobre a ilicitude ou erro de proibição, e se inevitável isenta de pena e evitável, poderá diminui la de 1/6 a 1/3.  As frações marcadas de vermelho são abstratas e não conseguimos memoriza-las, por isso vou lhes ensinar o que faço para memorizar as mesmas; é fácil, eu transformo essas frações, em imagens relacionadas ao meu cotidiano, por exemplo, o 1/6 vira uma cesto de roupa suja como o que eu tenho em casa, e1/3, um enorme terço da igreja católica, pronto agora você vai associar eles ao artigo correspondente, utilizando a palavras de fixação aprendidas nos posts anteriores.

Exemplo:  Eu imagino um holandês chamado (Neto) palavra de fixação que representa o 21, vindo ao Brasil pela primeira vez, ele ascende e começa a fumar um cigarro de maconha, pensando que é permitido tal conduta, um rapaz passa e avisa que é proibida a conduta, (Erro proibição evitável), porém ele não da muita importância e continua a fumar seu baseado, chega a policia algema ele e o coloca dentro de 1 cesto, com medo de ser preso, ele pega 1 terço enorme em seu bolso e começa a rezar. Agora é fácil, toda vez que você ouvir falar de erro sobre ilicitude do fato evitável, lembrará da historinha do Holandês chamado NeTo, que lembrara 21 e que ele foi colocado em 1 cesto e pegou 1 terço, ou seja, lembrará que a pena diminuirá de 1/6 a 1/3. Concluindo que o art 21 diminui a pena de 1/6 a 1/3.

Pronto, agora vocês possuem uma grande ferramenta em sua mãos, pode também memorizar erro de proibição inevitável,  que isenta de pena. Então vamos la, imagine o mesmo NeTo sentando em uma pena (sento) vai te lembrar isento, e depois relacione a um erro inevitável. Agora é vez de vocês, use a sua criatividade, e verás como é fácil memorizar o direito. 

respondido por: itsantoniaoliveira
3
O nosso cérebro tem muitas formas de memorizar as coisas, mas a que mais funciona é o método de você tentar ensinar ou explicar para alguém as penas assim seu cérebro irá memorizar muito mais rápido, faça fichas com as penas e use-as para explicar para os outros!
Perguntas similares