Respostas
Resposta:
cáries são bactérias que infiltram nos seus dentes através da sujeira acumulada
Resposta:
O que é cárie?
A cárie acontece quando há um desequilíbrio no meio bucal que favorece a desmineralização do esmalte dentário.
Quando restos alimentares são mantidos na boca, o pH salivar fica ácido, o que favorece o acúmulo de streptococcus mutans (um dos principais micro-organismos que geram cárie). Esse germe produze ainda mais ácido que, com o tempo, pode resultar na perda da superfície dentária e na formação da cavidade.
O que causa a cárie?
“A principal causa do surgimento de cárie no dente é a falta de higiene bucal”, explica a cirurgiã-dentista Leila Donni, da clínica Odonto Itanhangá.
Segundo ela, a limpeza inadequada é ainda pior se somada ao consumo exagerado de alimentos com açúcar, como bolos, doces ou biscoitos, já que cria um ambiente propício à proliferação de bactérias.
Inclusive, há a cárie de mamadeira, condição que afeta crianças pequenas que costumam ingerir líquidos açucarados à noite e não escovar os dentes.
Tipos de cáries dentárias
A cárie pode aparecer em três tipos:
-Coronária
São as cáries mais frequentes, as quais podem ocorrer tanto em adultos como em crianças. Afetam a parte visível dos dentes, chamada de coroa.
Apesar disso, é considerado o tipo mais fácil de diagnosticar e tratar.
-Radicular
Maior frequência quando há retração gengival
Costuma aparecer com maior frequência quando há retração gengival (que pode acontecer pelo envelhecimento ou por outros fatores, como má-oclusão ou traumas), de modo a deixar exposta uma parte frágil do dente, que não tem esmalte e, normalmente, fica sob a gengiva e o osso.
Ou seja, esse tipo afeta diretamente a raiz dos dentes, sendo mais grave, uma vez que o tecido desta área é menos duro que o esmalte, permitindo que a progressão da lesão de cárie seja mais rápida.
Recorrente
É caracterizada pela recidiva da cárie em uma região que foi previamente tratada. Ocorre o acúmulo de placa bacteriana em volta dos materiais de tratamentos já feitos, como a resina das restaurações.
Fonte: https://www.ativosaude.com/saude/carie-dentaria/
Explicação: