Tales de Mileto
A diferença de abordagem dele em relação ao mito e a religião( a questão da arche e da physis)??
Respostas
Tales de Mileto viveu entre o final do séc. VII a.c e o início do séc. VI a.c. e é considerado o primeiro filósofo da história e também foi o primeiro homem a afirmar que existe um princípio essencial e único de todo o Universo, um princípio que seria a causa de todas as coisas do mundo, pois teria dado origem a tudo o que existe.
Ele acreditava que tudo o que existe no mundo não só teria sido originado por este princípio, como a vida de tudo e de todos os seres seriam sustentadas por este princípio, e que quando as coisas se corrompessem e os seres morressem, eles retornariam a esse princípio.
Com base em argumentações estritamente lógicas e racionais, afirmou que tal princípio causador de todas as coisas é a água. Partindo das constatações de que os germes e as sementes de todas as coisas vivas são de natureza úmida; as coisas de certa maneira se nutrem da umidade e a secura total as levaria à morte.
Assim, de alguma forma a vida está sempre ligada à existência de umidade, o que necessariamente pressupõe água. Estabelecendo esta conexão lógica e causal, Tales pôde afirmar, que, portanto, a água é a fonte da vida de tudo o que existe. A água seria o princípio, a arché, a essência das coisas, a realidade primeira e fundamental que estaria por trás de tudo no mundo, a verdadeira natureza do universo, a physis.
Tales teve uma postura de pensamento humano diferenciada e distanciada do mito e das religiões, ou seja, aquela que observa e investiga o mundo, tentando assim explicar a realidade.
Bons estudos!