Respostas
Resposta:
O sociólogo Zigmund Bauman chama de Modernidade Líquida as relações que vivemos nos dias de hoje, marcadas pelas mudanças nos valores, relacionando as características dos líquidos às condições contemporâneas como a instantaneidade, superficialidade , instabilidade, que, por sua vez, estimulam outras particularidades como a busca por prazer imediato, egoísmo, egocentrismo, consumismo, individualismo, indiferença.
E o esporte, fenômeno que cresceu vertiginosamente e se faz presente em todas as dimensões da humanidade, também sofre com a Modernidade Líquida. A ganância, por exemplo, comprova a crise nos valores dos ambientes esportivos, como os escândalos dos dirigentes da FIFA envolvendo propina ou de comissões técnicas e atletas nos diversos e constantes casos de doping.
Mas ao mesmo tempo que casos desta natureza denigrem o ambiente esportivo, há também, e não se sabe bem sua origem, um senso geral atribuído ao poder que o esporte possui em desenvolver valores que colaboram para a formação da personalidade moral e ética dos praticantes. Refiro-me a atributos como superação, engajamento, esforço, cooperação, solidariedade.
No entanto, esta potencialidade aparece como algo naturalmente agregado, até mágico! É como se, ao garantir que crianças ou adolescentes pratiquem alguma modalidade, compulsoriamente elas desenvolvessem valores adequados para uma boa convivência dentro e fora do ambiente esportivo.
Espero ter ajudado...