Respostas
Resposta:
Interesses Sutis
RESENHA - HAMLET
SEXTA-FEIRA, MAIO 13, 2016
Título: Hamlet
Autor: William Shakespeare
Editora: L&PM Pocket
Data da primeira publicação: 1603
Nº de páginas: 141
No Skoob: Clique Aqui
Avaliação:
Sinopse:
Hamlet, de William Shakespeare, é uma obra clássica permanentemente atual pela força com que trata de problemas fundamentais da condição humana. A obsessão de uma vingança onde a dúvida e o desespero concentrados nos monólogos do príncipe Hamlet adquirem uma impressionante dimensão trágica. Nesta versão, Millôr Fernandes, crítico contumaz dos "eruditos" e das "eruditices" que – nas traduções – acabam por comprometer o sentido dramático e poético de Shakespeare, demonstra como o "Bardo" pode ser lido em português com a poderosa dramaticidade do texto original. Aqui, Millôr resgata o prazer de ler Shakespeare, o maior dramaturgo da literatura universal, em uma das suas obras mais famosas.
Resenha
Antes de começar a resenha eu gostaria de deixar claro que eu não li nesta edição que está a ficha técnica, eu peguei uma edição bem antiga que tinha na minha faculdade e que era um volume com todas as obras do Shakespeare. Outro adendo é que eu demorei a postar essa resenha porque eu tinha que fazer uma análise desse livro, um trabalho, e acabei deixando a resenha de lado.
A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca é uma peça teatral escrita por William Shakespeare. Teve sua primeira publicação em 1603 e até hoje é uma obra muito importante para o teatro, literatura, etc...
A peça conta a história de Hamlet, o príncipe que está de volta à Dinamarca ao saber que seu pai morreu. Certa noite, Hamlet vê o espectro de seu pai e esse espectro lhe conta que quem o matou foi Cláudio (tio de Hamlet que se casou com a Rainha após a morte do rei) e pede que Hamlet o vingue. A partir desse momento, Hamlet quer descobrir se é verdade o que o espectro de seu pai lhe disse e decide produzir uma pequena peça onde seria encenado Cláudio pingando veneno no ouvido do rei e casando-se com a rainha (mãe de Hamlet). Quando o atual rei vai assistir a peça tem uma reação que prova a Hamlet a verdade e, a partir daí, o príncipe fica em um conflito interno sobre se vingar ou não e ainda sobre outros questionamentos que ele possui.
Hamlet é sobre vingança e a desgraça que ela pode proporcionar, apesar de muitas vezes parecer o necessário para fazer a coisa certa.