Respostas
Resposta:
Em Manaus, o índice de poluentes presentes no ar é duas vezes maior que o considerado tolerável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme relatório divulgado pelo órgão em outubro deste ano, a capital amazonense apresentou média máxima anual de 20 microgramas de material particulado (µg/m3) com diâmetro menor que 2,5 por metro cúbico de ar (PM 2,5). As diretrizes da OMS para a média anual de PM2,5 é de 10 µg/m3. Os reflexos, apontam especialistas, vão dos problemas de saúde à redução no volume de chuvas.
O Inpe realiza monitoramento diário da qualidade do ar na capital via satélite. Conforme levantamento do órgão, em outubro Manaus alcançou, no horário de meio dia, média máxima de 500 µg/m3 de material particulado PM 2,5 por hora. A média brasileira é de 320 µg/m3.
Enquanto isso, o grupo de trabalho (GT) de monitoramento da qualidade do ar de Manaus e da Região Metropolitana, criado há um pouco mais de um ano, ainda não conseguiu realizar nenhuma análise nas regiões pretendidas. Segundo a assessoria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a iniciativa aguarda repasses federais ao fundo do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema).
Conforme o engenheiro florestal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), George Fraga, apesar de estar localizada em meio à floresta amazônica, os índices da capital indicam que a emissão dessas partículas vem aumentando nos últimos cinco anos devido ao aumento da frota de veículos na zona urbana e também na Região Metropolitana de Manaus (RMM), sem contar com a emissão de outros gases poluentes, como monóxido de carbono (CO) e outros compostos orgânicos.
Por onde passa, essa nuvem de poluição que emana da capital amazonense interfere nos mecanismos de produção de partículas de aerossóis, com consequências nos mecanismos de formação de nuvens, sua evolução e a produção de chuva. Ou seja, caso os índices não diminuam, a fotossíntese pode estar em risco. A interação dessa fumaça com emissões naturais da floresta produz ozônio em níveis que são tóxicos para a vegetação.
Espero ter ajudado...