• Matéria: Filosofia
  • Autor: YasminSouza5060
  • Perguntado 7 anos atrás

O filósofo alemão Hegel (1770-1831) afirma que “É tarefa da filosofia conceber o que é, pois aquilo que é é a razão. No que concerne ao indivíduo, cada um é, de todo modo, um filho de seu tempo; do mesmo modo que a filosofia é seu tempo apreendido em pensamentos”. HEGEL, G. W. F. Excertos e parágrafos traduzidos. In: Antologia de textos filosóficos. MARÇAL, J. (org.). Curitiba: SEED-PR, 2009.

A partir do trecho citado, analise as proposições:

I) A razão de algo é o conceito desse algo concebido filosoficamente pelo seu tempo.

II) Aquilo que é, a essência de algo, é para o filósofo um conceito não racional, pura imaginação.

III) O indivíduo, que é filho de seu tempo, do ponto de vista filosófico, pensa os seus problemas a partir de seu momento histórico.

IV) A reflexão filosófica está intimamente ligada ao seu momento histórico, visto que leva esse mundo ao plano do conceito.

Assinale

Origem: UEM-P

Respostas

respondido por: elamambretti
17

Sobre o filósofo alemão Hegel:

I) correto. A razão de algo é o conceito desse algo concebido filosoficamente pelo seu tempo.  

II) correto. Aquilo que é, a essência de algo, é para o filósofo um conceito não racional, pura imaginação.  

III) correto. O indivíduo, que é filho de seu tempo, do ponto de vista filosófico, pensa os seus problemas a partir de seu momento histórico.  

IV) correto. A reflexão filosófica está intimamente ligada ao seu momento histórico, visto que leva esse mundo ao plano do conceito.

Hegel não procurou elaborar “o seu sistema de filosofia”, mas racionalizar num só sistema, todo pensamento filosófico da humanidade.

Para ele ser e dever-ser  ao se unirem tornavam-se iguais. Esta superação está na dialética e não apenas na lógica-formal, mas a dialética, tese antítese-síntese,  se dá por meio do elemento histórico: a realização do “Espírito” se dá na História.

Desenvolve a Trilogia dos espíritos: o espírito subjetivo é a razão, o espírito absoluto é a filosofia e o espírito objetivo se manifesta em direito, moralidade e costumes.

É no espírito objetivo que se desdobra a dialética da noção de vontade: a Tese: “Liberdade em si”, projeta-se para fora,  a Antítese: “Liberdade para si", projeta-se para dentro e Síntese: “Liberdade feita objeto social e coletivo do comportamento”.

Toda a teoria do conhecimento vem marcada pela ideia de que a realidade mora na racionalidade, o sujeito é o construtor da realidade das coisas na idealidade da razão.

Nada existe fora do pensamento, pois tudo o que é conhecido, já é pensamento;  “ O que é real é racional, o que é racional é real”. O sentido de organização, decorre exatamente da intervenção do homem como ser racional sobre a realidade.

Bons estudos!

respondido por: EstudanteNOauge
16

Resposta:

a)se apenas I,II e IV estiverem corretas

Explicação:

Eu errei no geekie e tava assim.

Perguntas similares