A busca pela felicidade se tornou um dos alvos da filosofia antiga. Pensava-se que a vida boa (eudaimonia) era aquisição da contemplação e de um reto comportamento. Dentre as muitas perspectivas apresentadas no período, uma se destacava pela postulação de que a felicidade era o desfrute de prazeres moderados, os quais se estabeleciam através de certa justeza daquilo que era natural e necessário à vida. Essa filosofia ficou conhecida como:
(a) Epicurismo
(b) Cinismo
(c) Estoicismo
(d) Ceticismo
Respostas
Resposta:
A alternativa correta é a letra A - Epicurismo.
Explicação:
Epicurismo: É a doutrina filosófica proposta por Epicuro de Samos (341 a.c - 270 a.c). Caracteriza-se pela busca pela aponia (ausência de dor) e pela ataraxia (imperturbabilidade da alma)de modo que a fuga da dor e a aproximação dos prazeres como faziam todos os seres da natureza, seria o parâmetro perfeito para estabelecer o que seria justo e bom.
Cinismo: Corrente criada por Antístenes (445 a.c - 365 a.c) e que possui seu maior expoente em Diógenes de Sinope (412 a.c - 323 a.c). Tem como principais características a busca pela autarkeia (auto-suficiência) e pela apatheia (estado de espírito livre de perturbações emocionais).
Estoicismo: Corrente fundada por Zenão de Cítio (334 a.c - 262 a.c). O princípio básico do estoicismo era evitar o erro decorrente da relação entre o determinismo cósmico e a vontade e a liberdade humana. O equilíbrio dessa duas realidades recebia o nome de Apatheia.
Ceticismo: Corrente fundada por Pirro de Elis (360 a.c - 275 a.c). Se caracterizava pela atitude de questionar todo e qualquer conhecimento, fatos, opiniões e crenças estabelecidas, de modo a afirmar que a mente humana não é capaz de atingir a certeza de alguma verdade.