Leia o texto a seguir: Existe na produção marxiana a compreensão de classe social a partir de dois conceitos: classe em si (burguesia), como sendo aquela que se alienou da relação com o todo social e o reconhecimento universal dos direitos de todos, e classe para si, numa referência à consciência de classes do proletariado quando se abre ao projeto socialista de uma sociedade igualitária e para todos. Fonte: o autor. Num paralelo com o que argumentam Saviani e Duarte sobre educação e o processo de individualização, no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. I – ( ) A educação deveria possibilitar a apropriação da cultura na reafirmação daquilo que é verdadeiro e universal em termos de conhecimentos, costumes e saberes. II – ( ) A cultura e a humanização dos indivíduos, só pode ser apropriada na forma de uma organização e sistematização dos conhecimentos por meio do currículo. III – ( ) A educação tem o potencial de promover um processo de universalização da cultura e individualização desta na consciência dos indivíduos. Assinale a sequência correta: A F – F – V B V – F – F C V – F – V D V – V – V E F – F – F
Respostas
respondido por:
0
B . V – F – F.
De acordo com os argumentos dos autores Saviani e Duarte, a melhor forma de apropriação da cultura para os individuo se dá por meio da educação, de maneira que os individuos sejam estimulados a pensar de forma crítica.
Somente a partir disso, a universalização da cultura torna-se possível, seja pelo currículo, seja pelas boas atitudes, que forneçam recursos suficientes aos individuos para que se tornem cidadãos conscientes.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás