Respostas
Resposta:
Isso é visto na parte de Revolução Francesa...
Explicação:
Após a revolução, a França ainda estava instável e com o tempo começaram a surgir conflitos entre os próprios revolucionários. Assim eles acabaram divididos em dois grupos, os girondinos e os jacobinos.
Os girondinos, integrantes da alta burguesia, já estavam felizes com as conquistas alcançadas pela revolução.
Já os jacobinos, integrantes da média e baixa burguesia, eram mais radicais e buscavam uma reforma completa, incluindo a morte dos nobres.
Como os jacobinos eram mais do "povão", eram mais populares, o que fez com que ganhassem mais força e conseguissem tomar o poder. Até porque, como dito, os girondinos já estavam acomodados, o que fez com que relaxassem e abrissem a guarda.
ESPERO TER AJUDADO!
A época conhecida como o "grande terror" foi o momento mais radical da revolução. Todos, até mesmo os mentores da revolta, tornaram-se traidores em potencial, o que causou o guilhotinamento de milhares de pessoas.Agora explicando a ditadura jacobina, começou liderada por Robespierre. Durante seu governo, ele procurava equilibrar-se entre várias tendências políticas, umas mais identificadas com a alta burguesia e outras mais próximas das aspirações das camadas populares.Robespierre conseguiu algumas realizações significativas, principalmente no setor militar: o exército francês conseguiu repelir o ataque de forças estrangeiras.Durante o governo dele vigorou a nova Constituição da República (1793) que assegurava ao povo:
Direito ao voto
Direito de rebelião
Direito ao trabalho e a subsistência
Continha uma declaração de que o objetivo do governo era o bem comum e a felicidade de todos.
Quando as tensões decorrentes da ameaça estrangeira diminuiram, os girondinos e o grupo da planície uniram-se contra Robespierre que sem o apoio popular foi preso e guilhotinado em 1794.