Questão 5/5 - Leitura e Interpretação de Textos Historiográficos
Leia o seguinte excerto de texto:
“A Nova Esquerda juntou em uma aliança irrequieta diversos movimentos sociais – estudantes radicais, setores do movimento pacifista e os primeiros movimentos feministas e ecológicos – com intelectuais de origens e orientações extremamente variadas, incluindo comunistas dissidentes, anarquistas, socialistas de esquerda e críticos culturais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOTTOMORE, Tom. Nova Esquerda (New Left). In: OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom (EE.). Dicionário do pensamento social do século XX. Trad. de Eduardo Francisco Alves e de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996. p. 530.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Leitura e interpretação de textos historiográficos sobre a New Left (Nova Esquerda), analise as seguintes afirmativas:
I. A Nova Esquerda se constituiu como um braço cultural da rede mundial de partidos comunistas.
II. Entre os eventos decisivos para a formação da Nova Esquerda, merecem destaque a publicação dos crimes cometidos por Stalin e a invasão da Hungria por tropas soviéticas.
III. Além do tema clássico da luta de classes, as pautas da Nova Esquerda incluíam, entre outros, reivindicações específicas dos estudantes, discussões sobre igualdade de gênero, combate ao racismo e à dominação colonial.
Está correto apenas o que se afirma em:
A I
B II
C III
D I e II
E II e III
Respostas
I é falsa. A "Nova Esquerda" (aquele que ganha força depois dos movimentos estudantis em 1968, na França) era caracterizada por uma ausência quase total de organização partidária.
II é verdadeira, sendo o Anti-Stalinismo e as críticas aos soviéticos uma forma de diferenciar estas pessoas de um modelo político mais próximo do marxismo.
III é verdadeira, elementos que até hoje a marcam.
É correta a alternativa E.
Resposta:
E
Explicação:
A primeira afirmativa é incorreta, porque a Nova Esquerda surgiu como dissidência do comunismo soviético e não se propunha a disseminar a ideologia comunista tradicional. A segunda afirmativa é correta, porque revela dois dos elementos-chave para o rompimento de uma série de militantes de esquerda com o comunismo soviético e com os partidos sob sua influência. A terceira afirmativa é correta, porque descreve com precisão um conjunto de pautas adotadas pelos movimentos da chamada Nova Esquerda (livro-base, p. 95,96).