Respostas
Resposta:
Simplesmente porque o saco, ou escroto, é uma região rica em terminações nervosas. E, para piorar a situação, os testículos não são protegidos por uma grossa camada de derme, como ocorre com outras áreas de grande sensibilidade no corpo, como a ponta dos dedos.
Explicação:
Possíveis consequências
A maior parte dos casos de pancada nos testículos provoca apenas dor intensa e uma inflamação que desaparece após algumas horas. No entanto, dependendo da força aplicada na pancada, podem surgir consequências mais graves como:
Ruptura do testículo: é bastante rara, mas pode acontecer quando a pancada é muito forte ou acontece devido a um acidente de trânsito, por exemplo. Normalmente, além da dor surge um inchaço muito intenso da região, assim como vontade para vomitar ou desmaio. Estes casos precisam ser tratados no hospital com cirurgia.
Torção do testículo: a pancada muitas vezes pode fazer com que o testículo suba e rode livremente, levando à torção do cordão espermático. Esta situação, além da dor causa um inchaço no local e a presença de um testículo mais elevado que o outro. Saiba mais sobre a torção e como é tratada.
Deslocação do testículo: acontece quando a pancada faz com que o testículo entre no corpo, ficando por cima do osso do quadril, sendo mais frequente em acidentes de moto. Nestes casos, o homem deixa de sentir um dos testículos e, por isso, deve ir ao hospital para corrigir o problema.
Epididimite: esta é uma das consequências mais comuns e acontece quando o epidídimo, que é a porção que liga o testículo aos canais deferentes, fica inflamado, provocando dor e inchaço. Nestes casos, a inflamação normalmente melhora sozinha, sem necessitar de tratamento específico.
Embora a infertilidade seja uma preocupação muito frequente após uma pancada nos testículos, essa é uma consequência muito rara que, normalmente, só acontece nos casos mais graves em que existe destruição quase completa dos testículos ou quando o tratamento não é iniciado rapidamente.