• Matéria: Português
  • Autor: kawannag7
  • Perguntado 7 anos atrás

Qual o período histórico e literário da historia Iracema?

Respostas

respondido por: bia33431
1

Resposta:

Iracema é a obra mais conhecida da literatura romântica nacionalista do escritor José de Alencar. É também o livro mais representativo de uma temática conhecida como “romance indianista”, que fazia parte da produção do romantismo brasileiro, na primeira metade do século XIX. Ele é um dos livros indicados para leitura nos vestibulares de 2017, 2018 e 2019 da Fuvest. Esta indicação também é referência para outros vestibulares, como Unesp, Unifesp, Puc e Mackenzie. Leia o resumo a seguir para saber mais sobre a obra.

Contexto histórico da obra

A obra foi escrita e publicado em 1865 e trazia o subtítulo de Lenda do Ceará. Seu autor, José de Alencar, era cearense de origem. Ele confessava, em carta, que havia se inspirado em uma lenda que ouvira quando criança sobre como surgira o “primeiro cearense” para criar sua obra.

O Brasil vivia então o auge da euforia nacionalista que se iniciara com a independência em 1822 e tomara corpo com a implantação da estética romântica, oficialmente, a partir de 1936. Os escritores românticos, tanto da prosa quanto da poesia, assimilaram os ideais nacionalistas do romantismo europeu e os adaptaram as condições peculiares de nossa realidade.

Surge então a chamada “cor local”, particularidade específica do romantismo brasileiro que consiste em valorizar a nossa natureza tropical, a nossa linguagem impregnada de influências de dialetos africanos e expressões indígenas e a idealização do índio, que era elevado a condição de herói, nos moldes dos cavaleiros medievais europeus.

Destaca-se como a principal produção deste período na busca de uma identidade nacional nos moldes da “cor Local” do nosso nacionalismo romântico.

Resumo do enredo de Iracema

Narra a história de um amor improvavel entre uma índia e um colonizador português, no início do processo de colonização efetiva da costa brasileiro, no século XVII. Desse amor nasceria o primeiro mestiço, símbolo de uma nova raça que seria o povo brasileiro.

Perguntas similares