• Matéria: Biologia
  • Autor: leyllahh
  • Perguntado 9 anos atrás

“Nós, biólogos, assimilamos a ideia de evolução genética (biológica) tão profundamente que temos a tendência a esquecer que ela é apenas um dentre vários tipos possíveis de evolução.”



(Richard Dawkins, biólogo norte-americano).



A evolução foi, é e sempre será essencial para a vida dos organismos vivos. Evoluir é desenrolar, mudar, desenvolver, e um tanto mais de adjetivos que podem ser acrescentados a este processo. Podemos ver isso nitidamente nos diferentes grupos vegetais, que possuem nítidas diferenças entre si, todas adaptadas a um modo de vida. Com base no processo reprodutivo dos diferentes grupos de plantas, podemos afirmar que:


a-quanto maior o grupo vegetal, menor vão ser seus órgãos reprodutivos, pois a velocidade de transporte de nutrientes é inversamente proporcional ao tamanho do vegetal.


b-a presença de vasos condutores de seiva, especificamente o floema, permitiu que a água e os sais minerais chegassem às partes altas do vegetal podendo fazer com que os órgãos reprodutivos se desenvolvessem.


c-tanto gimnospermas quanto angiospermas são independentes da água para a reprodução, pois são sifonógamas.


d-plantas aquáticas de angiospermas não necessitam de tubo polínico para se reproduzirem, visto que a fecundação acontece graças aos flagelos dos gametas masculinos.


e-pteridófitas não dependem da água para reprodução, já que possuem sistema vascular.



Respostas

respondido por: ladynataly
2
RESPOSTA: LETRA C

Justificativas:
a) Não há relação entre órgão reprodutivo e transporte de nutrientes
b) O Floema conduz seiva elaborada das folhas para a raiz.
c) Sifonogamas são as plantas que possuem tubo polinico então são independentes da água na reprodução
d) Todas as angiospermas possuem tubo polinico
e) Pteridófitas dependem da água para reprodução
Perguntas similares