• Matéria: História
  • Autor: ParkMochi002
  • Perguntado 7 anos atrás

" No dia 7 de setembro, o príncipe concluiu que era a hora de romper com a metrópole. Depois de ler, amassar e pisotear as cartas recebidas da corte de Lisboa, D. Pedro montou "sua bela besta baia ", cavalgou até o topo da colina e gritou à guarda e honra: " Amigos, as cortes de Lisboa nos oprimem e querem nos escravizar...Deste dia em diante nossas relações estão rompidas." Após arrancar a insígnia portuguesa de seu uniforme, o príncipe sacou a espada e gritou: "Por meu sangue, por minha honra e por Deus: farei do Brasil um país livre." Em seguida, erguendo-se nos estribos e alçando a espada, afirmou: "Brasileiros, de hoje em diante nosso lema será: Independência ou morte." Eram 4 horas da tarde de 7 de setembro de 1822".


a) Por que as decisões da corte de Lisboa desagradaram D. Pedro I e a elite brasileira?

b) A independência do Brasil foi aceita imediatamente por todas as províncias?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
7

A - As decisões da Corte de Lisboa desagradaram a elite brasileiro e a Dom Pedro I por representarem um retrocesso político e diplomático no país: em 1815 o Brasil foi elevado a categoria de reino, tendo muito mais autonomia política e liberdade econômica, o que facilitaria o desenvolvimento local, sendo as medidas repressoras de Portugal um caminho na direção contrária.

B - Não, a Independência brasileira teve a resistência tanto de um pequeno grupo de lealistas portugueses, que foram rapidamente expulsos do Brasil, quando de elites locais que aproveitaram a oportunidade para tentar separar-se do governo central.


ParkMochi002: Obrigada
Perguntas similares