Respostas
Resposta:
O livro começa com um sonho de Raíza com o pai, até o final do livro ela tenta desvendar o que ele queria lhe dizer mas não consegue.
A lembrança da vida solitária que levara o pai a persegue tal qual o distanciamento entre ela e a mãe. Trata a mãe com ironia, e fere aos outros e a si mesma com as palavras que profere.
Manteve vários relacionamentos e sustenta um sem bases firmes simplesmente porque teme a solidão. Diz estar aapixonada pelo seminarista André, quem ela acreditar manter um romance com a mãe. A todo custo ela tenta conquistá-lo.
O que a distancia da mãe é a presença da máquina de escrever. A profissão da mãe (escritora) exige um certo isolamento, com o qual Raíza não consegue lidar nem aceitar. O desejo de afastar Patrícia (mãe) de André é uma forma de vingar-se pelo pai, pois a mãe oferece ajuda ao seminarista enquanto negara ao marido. Raíza tem na memória a imagem do pai perdida no sótão, e o olhar de repreensão da mãe cada vez que percebia que o marido (pai de raíza) havia bebido.
Para fugir dos conflitos internos, a moça busca divertir-se em festas com bebidas e às vezes com drogas, sempre acompanhada da prima, que é mais sucedida que ela no trabalho, porque Raíza quer voltar a tocar piano e lecionar mas não consegue. Quando quer se libertar da vida desregrada que levava ela consegue, porque para o vício, segundo a prima, é preciso coragem e coragem é o que lhe falta para mudar de vida e fazer o que quer. Essa falta de coragem que talvez ela busque eliminar por meio da limpeza física. (tem mania com limpeza)
Fernando, seu atual amante, diz-lhe que fere os outros (e a si mesma) para defender-se do medo que sente. Mas qual seria? O de viver? O de mudar? Ou o de aceitar que mesmo quando não queremos as coisas acontecem e nada podemos fazer para impedir? (como a morte do pai, a profissão da mãe e o suicídio de André)
Raíza está aprendendo a sair do aquário e viver no mar, enfrentando as dificuldades e lutando pela sobrevivência. O suícidio de André mostra-lhe que nem tudo é tão simples quanto parece e o espelho quebrado lhe diz que o passado ficou pra trás e não volta mais, e que portanto ela precisa olhar pra frente e tomar uma atitude.