A Última crônica (Fernando Sabino)
1.Qual o foco narrativo?
2.Qual é o enredo, como, onde e quando vai se desenrolar a narrativa?
3.A narração será em tom humorístico, lírico, irónico, ou crítico?
4. Existe um elemento surpresa? Qual?
5. Como vai ser o desfecho?
6.Aberto ou conclusivo?
Me ajudem por favor!
Respostas
Sobre "A última crônica" de Fernando Sabino.
1. Foco Narrativo é o tipo de narrador de uma história, ou seja, é a “voz do texto” ou perspectiva empregada pelo autor. No texto escolhido o foco narrativo está na 1° pessoa do singular, sendo o narrador um dos personagens da história.
2. O enrede desenvolve-se em um botequim da Gávea, enquanto o narrador personagem pensa sobre o cotidiano da vida e seu ofício de escritor, observa uma família humilde que senta numa mesa no fundo do bar. Daí se desenvolve a narrativa, quando o autor percebe que a família está lá, para algo mais que simplesmente comer.
3. A narrativa está em tom lírico, pois a história isto é, os acontecimentos narrados, passam por uma interpretação pessoal e sentimental do auto.
4. O autor se questiona sobre a demora em se comer um único pedaço de bolo que foi pedido ao garçon. Daí, percebe a mulher, a mãe, tirar da bolsa três velinhas e o pai, do bolso, uma caixa de fósforos. A mãe coloca cuidadosamente as velinhas sobre o único pedaço de bolo, é aniversário da garotinha!
5. No desfecho, quando o pai sorri para o narrador, ele sente a pureza na intenção e na forma de agir do pai de família, no sorriso calmo, dando a certeza para o narrador que sua última crônica seria especial.
6. É conclusivo pois se chega ao final da narrativa e todas as dúvidas ou surpresas são resolvidos de maneira definitiva no final, assim sabemos com certeza como a história terminou.
Bons estudos!
1. O foco narrativo que aparece no texto é em primeira pessoa. Isso significa que o narrador é personagem e, portanto, faz parte da história.
Foco narrativo em primeira pessoa
Dizemos que o foco narrativo em primeira pessoa quando o narrador participa da história. Isso é evidenciado, gramaticalmente, por marcas de primeira pessoa no texto, que são sinalizados pela presença de verbos e pronomes nessa pessoa do discurso.
Na crônica em análise, podemos citar estes exemplos que caracterizam o foco narrativo em primeira pessoa: "curvo", "me", "estou" e "sou".
Link sobre foco narrativo : https://brainly.com.br/tarefa/42993204
2) Seguem as informações solicitadas:
- Enredo: um escritor procura um motivo para escrever, algo que o inspire em sua última crônica do ano.
- Como: a narrativa se desenvolve a partir de um ato simples, que é o desejo de o cronista escrever a sua última crônica.
- Onde: o espaço narrativo é um botequim, localizado na Glória.
- Quando: em um contexto de final de ano.
Elementos da narrativa
Dizemos que estes são os principais elementos de um texto narrativo: narrador, personagens, enredo, espaço narrativo e tempo.
Link sobre elementos da narrativa: brainly.com.br/tarefa/7621465
3) Pode-se afirmar que o tom é, predominantemente, lírico, já que o autor se concentra em sua própria escrita e em suas impressões em relação ao que é descrito. Isso não afasta outras características, como ironia e crítica.
Tons de uma crônica
Uma crônica pode apresentar diferentes tons, como os indicados no enunciado. Por isso, ao produzir uma crônica, cada aluno deve, primeiramente, tentar compreender o que deseja imprimir ao seu texto. Apenas após essa decisão, será possível verificar de que maneiras pode-se elaborar a crônica.
Link sobre crônica: https://brainly.com.br/tarefa/33972410
4) No texto lido, existe um elemento surpresa. Ao narrar a chegada da família, não imaginamos que se trata de uma comemoração de aniversário.
Elemento surpresa em crônicas
Em crônicas, assim como em textos de outros gêneros, um elemento surpresa faz com que o leitor se prenda ao texto. Em "A última crônica", ao lermos a narrativa da chegada da família, jamais poderíamos imaginar que se tratava de uma festa de aniversário. Isso ocorre porque pai, mãe e filha chegaram a um botequim. Imagina-se, então, que tomariam um café rápido e não comemorassem um aniversário.
Link sobre "A última crônica": https://brainly.com.br/tarefa/21587667
5) O desfecho é conclusivo.
Desfechos de crônicas: abertos ou conclusivos
As crônicas podem apresentar desfechos distintos, ou seja, diferentes finais. Em alguns casos, o cronista deixa em aberto ou desfecho. Dessa maneira, permite que o próprio leitor consiga preencher o sentido do que ele narrou e interpretar o final de uma maneira.
Na crônica em análise porém, Fernando Sabino apresenta um desfecho conclusivo. Primeiramente, explica que se tratava de uma festa de aniversário. Em seguida, indica que o pai da menina abriu um sorriso para ele.
Link sobre interpretação de textos: brainly.com.br/tarefa/26831166
Bons estudos!