O poder é um fenômeno sociocultural. Pertencer a um grupo social é reconhecer que ele pode exigir certos atos, uma conduta conforme com os fins perseguidos, é admitir que pode impor certos esforços custosos e certos sacrifícios, e pode fixar, aos nossos desejos, certos limites e prescrever, às nossas atividades. O Estado, como grupo social máximo e total, tem também o seu poder, que é o poder político ou poder estatal. A sociedade estatal, também chamada sociedade civil, compreende uma multiplicidade de grupos sociais diferenciados e indivíduos, a qual o poder político tem que coordenar e impor regras e limites em função dos fins globais que ao Estado cumpre realizar.
BRASIL, A. L. da. S.; GOMES, R. A teoria da separação dos poderes e a supremocracia: o Supremo Tribunal Federal na Constituição cidadã. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, n. 34, p. 99-117 2016.
Com relação à divisão dos poderes, estes são classificados como órgãos que realizam as diversas funções atribuídas ao Estado. A função de legislar e administrar, bem como a função de dizer o direito, aplicando ao caso concreto, mediante um processo regularmente instaurado, por iniciativa do interessado, corresponde a função de qual poder? Assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Poder Civil
Alternativa 2:
Poder Judiciário
Alternativa 3:
Poder Executivo
Alternativa 4:
Poder Legislativo
Alternativa 5:
Poder Constitucional
Respostas
respondido por:
8
Alternativa 2.
Trata-se do Poder Judiciário.
Na prática, este poder é responsável por resolver os litígios entre particulares (pessoas físicas e empresas) e entre estes e os entes governamentais.
Para você entender melhor:
No Brasil, a organização do Poder Judiciário pode ser encontrada no Art. 92º da Constituição Federal de 1988. O órgão máximo do Poder Judiciário é o Supremo Tribunal Federal, que é considerado o guardião da nossa Constituição.
Lute e conquiste os seus objetivos de vida!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
Alternativa 2: Pagina 33 do livro