Respostas
Resposta:
A primeira tentativa de invasão holandesa aconteceu no ano de 1624 e foi realizada na cidade de Salvador. Sendo a capital do Brasil e, por tal razão, tendo um grande número de autoridades portuguesas e espanholas, a primeira investida holandesa fracassou. Logo em seguida, para se recuperarem do golpe sofrido, os holandeses roubaram uma embarcação espanhola cheia de prata Americana
Com esses novos recursos tiveram condições de realizar uma invasão mais forte e bem organizada. No ano de 1630, com o uso de 77 barcos, os holandeses chegaram até à região de Pernambuco. Liderados por Matias de Albuquerque, os portugueses ofereceram resistência à penetração holandesa no território brasileiro.
Resposta:
Explicação:
Após terem sido proibidos de comercializar com o Império Espanhol (no momento controlando também as terras de Portugal - União das Coroas Ibéricas), os holandeses, na figura da Companhia de Comércio das Índias Ocidentais (WIC - capital privado), tentaram uma invasão, em 1624, pela Bahia, invasão que foi efêmera dada a resistência dos colonos (os colonos estavam com medo de perder suas terras para os holandeses), então a WIC foi expulsa no episódio conhecido como Jornada dos Vassalos.
Mais tarde, em 1630, os holandeses invadem a região de maior produção açucareira do Brasil colonial, Pernambuco, o momento de resistência colonial se deu entre 1630 e 1637 e exigiram altos gastos da companhia de comércio. Entre 1637 e 1644 Maurício de Nassau, enquanto representante da WIC esteve negociando a pacificação dos colonos por meio de renegociação de dívidas, novos empréstimos, escravos africanos e concedendo liberdade de culto (os holandeses eram protestantes). Porém devido às características do governo de Nassau a WIC acabou perdendo mais dinheiro (Maurício investiu na Urbanização de Recife e de Olinda, além de construir pontes, investir na missão científica e construir a Cidade Maurícia - que hoje é um bairro de Recife). A WIC decide então demitir Nassau.
De 1944 a 1954 tivemos a Insurreição Pernambucana, que foi o conflito que passou a existir entre a WIC e os colonos, conflito esse que foi motivado pela nova política adotada pela WIC (cobrança de dívidas, imposição de altas taxas de juros, tomada de engenhos e dando fim à liberdade de culto). Os colonos entraram em conflito com a WIC, o que terminou com a saída dos holandeses, como consequência dessa saída o Brasil colonia foi atingido por uma crise do açúcar, já que eram os holandeses que anteriormente financiavam o refino e distribuição do açúcar brasileiro, e os holandeses passaram agora a produzir açúcar nas antilhas, gerando uma concorrência com o açúcar colonial.
Espero ter ajudado :/
Boa sorte!