• Matéria: Biologia
  • Autor: marcelomendonca123
  • Perguntado 7 anos atrás

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em outubro de 2017, o planeta Terra atingiu 7,59 bilhões de habitantes contra 4,43 bilhões de 1980. Portanto, um crescimento de mais 3,16 bilhões de habitantes ou mais 71,3% em apenas 37 anos, com previsão de 9,3 bilhões em 2050 ou nos próximos 33 anos, um acréscimo estimado de mais 1,71 bilhão de habitantes. É um tempo muito curto na história da humanidade e essa expansão demográfica acelerada, principalmente na China, Índia e África, mas não menos importante noutros continentes, incluindo-se o Brasil, exigirá dos governos, no que lhes compete, políticas públicas para o atendimento desta nova demanda populacional. Assim, as marcas dessa trajetória de crescimento populacional são visíveis sob a ótica ambiental. Adaptado de O planeta Terra já tem 7,59 bilhôes de habitantes. Fundação de Pesquisas Ambientais no Paraná. Adaptado de Disponível em: . Acesso em: 04 mai. 2018. Considerando o mecionado no fragmento de texto acima, ressalta-se que as consequências do aumento da população, são: Alternativas Alternativa 1: A única consequência, são os problemas socioambientais. Alternativa 2: Informações, exploração de madeira para construção de casas populares. Alternativa 3: Saúde, educação e saneamento básico de qualidade para todos no mundo. Alternativa 4: Desmatamentos, poluição da água, do solo e da atmosfera, fome por conta da má distribuição de recursos financeiros, dentre outros. Alternativa 5: Tratamento de água, poluição e proteção integral ao meio ambiente, principalmente no Brasil com a proibição de retirada de qualquer espécie de árvore.

Respostas

respondido por: ksvieira04
17

A alternativa correta é a de número 4.

O crescimento populacional acaba caracterizando um esgotamento de recursos naturais, que por sua vez são má distribuídos, podendo ocasionar a fome. Além disso, com este crescimento os lugares de habitação vão se restrigindo, fazendo com que haja o desmatamento para novos lugares de moradia e em decorrência aumentam a circulação de transportes poluentes, que contaminam a atmosfera, o solo e até mesmo a água.

Logo, o crescimento populacional acarreta é tanto um problema habitacional e social, quanto, principalmente ambiental, uma vez que conforme aumentam o número de pessoas, aumentam a demanda por recursos.


marcelomendonca123: Obrigado
Perguntas similares