Questão 1 – UFBA/2005
Os dados sobre as reservas mundiais de petróleo permitem uma previsão de que esse combustível ainda dominará a economia mundial por pelo menos 30 anos. Porém, é um fato real e irrevogável que a sociedade moderna, estruturada como está, depende totalmente do petróleo,sendo necessário a realização de muitos trabalhos e pesquisas na busca de fontes alternativas de energia.
Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre as fontes de energia no Brasil e no mundo, pode-se concluir:
ASSINALE V OU F:
( ) A predominância do petróleo na economia mundial teve início com o desenvolvimento ocorrido na área da produção têxtil, promovido pela Revolução Industrial.
( ) A disputa pela posse da Alsácia/Lorena entre a Alemanha e a Inglaterra, antes da Primeira Grande Guerra, relaciona-se diretamente com o controle das áreas petrolíferas da região.
( ) As reservas de petróleo, riqueza inesgotável na natureza, concentram-se nas áreas dos Estados Unidos e da América do Sul, dando a essas regiões a hegemonia econômica mundial
nesse setor.
( ) A Petrobras –– presente em mais de uma dezena de países, nos quais explora principalmente petróleo e gás –– inclui-se entre as empresas detentoras de grandes reservas e concentra, nas jazidas submarinas da bacia de Campos, a sua maior produção.
( ) O mundo é extremamente dependente de recursos não-renováveis, especialmente dos combustíveis fósseis –– carvão mineral, gás natural e petróleo –– responsáveis pela maior parte da energia consumida no planeta.
Respostas
respondido por:
3
As alternativas corretas são V, F, F, V, V.
A economia, a nível mundial, sofreu grandes transformações. O processo de produção de mercadorias acelerou-se bastante, já que a produção manual foi substituída pela utilização da máquina.
Os países com maiores reservas de petróleo são Venezuela, Arábia Saudita, Canadá e Irã.
Atualmente a maior parte da demanda mundial de energia (cerca de 75%) é suprida por meio da utilização de combustíveis fósseis.
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás