a) segundo a autora do artigo, a pratica da leitura ainda é pouco acessivel a mulher negra, devido a certas tradições. quais são elas?
b) explique os sentidos que devem ser atribuidos ao verbo fazer no trecho ''em muitos espaços onde há tanto para se fazer, como se ler nao fosse um importante a fazer''
c)Por que a mulher negra ''transgride'' ao escrever ainda que sua obra nao seja publicada?
d) explique como funciona uma relação semantica de consessão usando como exemplo o ultimo periodo do texto
e) qual é a conjução coordenativa empregada em ''a formação pode ser boa, mas baseada em origem branca, masculina e ocidental''? classifique a oração que ela introduz.
f)reescreva o trecho a seguir empregando uma conjunção coordenativa com valor semelhante ao da locução conjutiva subordinativa destacada em italico ''Mesmo que seus textos não sejam de esquerdas [...], ela transgride no ato de usar seu tempo para criar textos [...]''.
Respostas
a) As tradições de que a mulher negra deve usar seu tempo em tarefas domésticas.
b) Na primeira ocorrência, "fazer" é verbo com sentido realizar, produzir algo. Já na segunda ocorrência, é substantivo, com sentido de atividade, tarefa.
c) A mulher negra "transgride" porque quando escreve o faz contra o cânone, contra o estabelecido, contra o esperado.
d) A relação semântica de concessão funciona como uma oposição que não impede que uma ação aconteça. Por exemplo, o fato de os temas não serem de esquerda ou libertários se opõe mas não impede a transgressão que é ela criar textos numa época em que a maioria não era alfabetizado.
e) A conjunção coordenativa é "mas".
A oração que ela introduz é classificada como coordenada sindética adversativa.
f) "Seus textos não são de esquerda, porém ela transgride no ato de usar seu tempo para criar textos."