Respostas
Resposta:
O NAD (nicotinamida-adenina-dinucleotídeo) é uma molécula formada por dois nucleotídeos (semelhantes às unidades que formam os ácidos nucléicos), contendo a base nitrogenada adenina e uma molécula de nicotinamida.
FAD é a sigla de Flavina Adenina Dinucleótido, uma coenzima de uma desidrogenase que actua ao nível do Ciclo de Krebs.
Adenosina difosfato (ADP) ou difosfato de adenosina é um nucleotídeo, isto é, um composto químico formado por um nucleósido e dois radicais fosfato. Neste caso, compõem o nucleósido uma base purínica, a adenina, e um açúcar do tipo pentose, que é a ribose. É a parte sem fosforilação da ATP.
ATP (trifosfato de adenosina) é um nucleotídeo constituído por uma adenina, uma ribose e três moléculas de fosfatos.
Trifosfato de guanosina, também conhecido como guanosina trifosfato ou GTP é uma purina. Pode atuar como substrato para a síntese do RNA durante o processo de transcrição ou de DNA durante a replicação. É uma molécula de "transporte de energia", na forma de potencial de transferência de grupos fosfato, assim como o ATP. É usado como fonte de energia para a síntese de proteínas e na gliconeogênese.
Explicação:
Resposta:
guanosina trifosfato ou GTP é uma purina. Pode atuar como substrato para a síntese do RNA durante o processo de transcrição ou de DNA durante a replicação.
FAD – flavina-adenina-dinucleotídeo, é uma coenzima que contém riboflavina e fosfato agregados á um adenina-nucleotídeo.
NADP – nicotinamida-adenina-dinucleotídeo-fosfato, é uma coenzima que tem uma ligação direta com a NAD, mas tem um conjunto de fosfato ligado à ribose do adenina-nucleotídeo.
NAD – Dinucleótido de nicotinamida e adenina ou nicotinamida adenina dinucleotídeo ou ainda difosfopiridina nucleotídeo é uma coenzima que apresenta dois estados de oxidação: NAD⁺ e NADH.
ATP – Trifosfato de adenosina. É responsável pelo armazenamento de energia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos.