• Matéria: Pedagogia
  • Autor: apmsbz29
  • Perguntado 7 anos atrás

Estela era uma aluna do 3º ano do Ensino Fundamental considerada brilhante na escola em que estudava, na periferia de Belo Horizonte. Além de ótimos resultados em suas avaliações, ela possuía notáveis habilidades de escrita e de expressão, e uma caligrafia bastante harmoniosa para uma aluna de sua idade.
Em certa ocasião, porém, Sônia, a professora responsável pela classe, tomou um susto. Em uma redação assinada pela aluna, as palavras estavam todas mal escritas e os espaços das margens e das linhas daquela folha haviam sido desrespeitados. Tal situação se repetia, ao passo que o desempenho escolar de Estela foi tornando-se insatisfatório.
Em uma conversa com outra funcionária da escola, Sônia tomou conhecimento da seguinte situação: havia algumas semanas em que Estela, cujos pais estavam recém-divorciados, avistou seu pai na companhia de sua nova namorada. De acordo com aquela funcionária, Estela ficou abalada e a partir deste dia começou a demonstrar um comportamento atípico até mesmo dentro de casa, além de ter se isolado do convívio com os amigos. Ao final do relato, a funcionária acrescentou que a mãe de Estela estava indignada e bastante nervosa com relação ao comportamento da filha, pois, não bastasse a dor da separação, agora ainda tinha que lidar com as "manhas" feitas por Estela. Sônia pensou que a mãe de Estela não estava sabendo compreender a filha e, por isso, pensou ela mesma em encontrar um meio de ajudar sua aluna.
Seu desafio consiste em apresentar algumas atitudes que a professora Sônia deveria tomar em prol de Estela. O que você faria se fosse você o(a) professor(a) de Estela?

Respostas

respondido por: Matheusieti
14

É importante que a professora forneça apoio para a aluna com base na inclusão, fato que ela acaba não tendo fora do espaço escolar.

A educação inclusiva tem como objetivo a organização do atendimento educacional especializado, com o intuito de criar instituições que promovam o aceso ao aprendizado e inclusão das crianças como fundamentais para a normalidade da prática de formação dos estudantes com dificuldades de aprendizado devido a alguma patologia especial.

Além disso, é por meio da nossa constituição, a promoção de bens sem preconceito de forma alguma para a produção do ensino.

respondido por: kmcp87
24

Resposta:

Entre as iniciativas que a professora poderá tomar em prol de sua aluna, destacamos:

- Procurar dialogar com os pais da aluna para relatar suas observações e instrui-los sobre como compreender e ajudá-la neste momento.

- Dialogar sobre o caso da aluna com o serviço de orientação psicológica da instituição.

- Procurar meios de recomendar aos pais uma ajuda profissional para a filha deles.

- Encaminhar a aluna para um profissional de saúde mental ou um professor com treinamento especial, dentro da própria escola.

- Demonstrar apoio, compreensão e disponibilidade de escuta para com a aluna.

- Trabalhar com parcimônia alguns temas dentro da sala de aula que possam trazer esclarecimentos e quietude à aluna em relação ao seu novo arranjo familiar.

Perguntas similares