Com a crise do Estado do bem-estar, no início dos anos 80 assistimos a implantação de uma série de reformas pró-mercado. Explique como o decálogo, pelo menos para seus defensores, seria capaz de promover a recuperação da atividade econômica das estrutura nacionais por vez afundadas em elevado desemprego, baixo investimento e profunda depressão. *Orientação para resolução: comente a instabilidade econômica mundial (crise 1970), o diagnóstico de cunho liberal (excesso de intervenção do setor público) e seu prognóstico (consenso de Washington).

Respostas

respondido por: brendaisis
2

No início da década de 1980 nos vimos diante da criação de uma ideologia financeira reacionária voltada para o neoliberalismo, baseadas num estado auto-regulado e eficiente. Todavia, a ideia de mil maravilhas foi diversas vezes refutadas com a ocorrência de variadas crises financeiras oriundas desse tipo de nova economia, como a crise de 2008.

A ideia por trás dessas reformas pró-mercado estão baseadas no investimento no meio financeiro e econômico, com o intuito de estimular um mercado cada vez mais livre do controle estatal.

Perguntas similares