O filósofo e teórico social Michel Foucault (1926-1984) dedica sua obra “Vigiar e punir” (1999) para o entendimento das formas de controle social externas e internas. Segundo o autor, a construção do sujeito dócil, útil e submisso à ordem estabelecida é possível apenas por meio de processos “disciplinadores”, nos quais o corpo e a mente do sujeito são moldados de acordo com o que se pede no meio social. Para entender esse fenômeno, Foucault voltou-se para a observação de instituições disciplinadoras, como a escola e os quartéis, onde os indivíduos que ali permanecem vivem sob o controle da instituição. Podemos concluir que, para Foucault, controle social é: a) A forma de controlar a reprodução biológica de um grupo social. b) A forma de estabelecer critérios em relação à reprodução humana em países superpopulosos.
Respostas
respondido por:
368
Para Foucault, controle social é:
(c) um conjunto entre formas externas e internas de intervenção no comportamento do sujeito desviante.
Em Foucault (1926-1984), controle social deve ser entendido como um processo entre coesão, reprimindo comportamentos desviantes e imposição cultural, isto é, valores adquiridos através das regras e normas de uma sociedade.
Coesão e imposição são formas de controle e determinam nossa individualidade, de maneira que quase sempre delimitamos nossas ações de acordo com o que aprendemos ser punível ou não punível e entre o certo ou errado.
Bons estudos!
respondido por:
158
Resposta: letra c
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás