Erasmo de Roterdã (1466~69 - 1536) foi um respeitado filósofo holandês, que se tornou conhecido pelo seu amplo arcabouço teórico. Erasmo se destacou por seu posicionamento crítico em relação ao dogma católico romano e à imoralidade do clero. Considerando essas informações, o filósofo pode ser citado como um dos maiores representantes do movimento:
Respostas
Erasmo de Roterdã pode ser considerado um dos maiores representantes do movimento literário de seu tempo.
A fim de libertar a filosofia Escolástica de seus preceitos rígidos e muitas vezes arcaicos da idade média, ele buscou através de seus estudos, trazer um novo modelo para o cristianismo com bases mais sólidas, porém, mais leves. Seus trabalhos se destacaram devido ao fato de que ele se correspondeu com mais de 500 homens que tinham maior importância no mundo da política e do pensamento dando-lhes conselhos sobre diversas ações.
Resposta: alternativa 3 (C)
Explicação: Erasmo de Roterdã (ou Roterdão) foi um escritor, filósofo e humanista neerlandês. Ele representa um dos mais importantes escritores da literatura e do humanismo renascentista. Na área da Educação, Erasmo defendeu o conhecimento dos clássicos bem como a autonomia do saber em relação à religião. Ou seja, ele defendia o término do domínio religioso na educação.