Dentre os instrumentos de política econômica que você estudou, está a política monetária. Quando posta em prática, via de regra, a referida política promove mudanças sobre a quantidade de moeda em circulação, sobre o crédito e sobre as taxas de juros. A autoridade monetária responsável pela sua condução, é o Banco Central do Brasil, que atualmente (2019) tem como presidente, o economista Roberto Campos Neto.


MONTEIRO, Daniela Carla; DIAS, Diego Figueiredo. Economia do Setor Público. Maringá: Unicesumar, 2019.


A partir do contexto acima e das ideias que ele transmite, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:

I. Emissões e Reservas compulsórias são instrumentos empregados pelo governo, quando ele atua sobre a quantidade de moeda em circulação.
II. A diminuição do estoque de moeda da economia, ou seja, a destruição de moeda, é uma estratégia que pode controlar a inflação de demanda.
III. O governo, via política monetária, entre outros, poderá aumentar ou diminuir a taxa de juros; aumentar ou diminuir as reservas compulsórias; e vender ou comprar títulos no mercado aberto.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V.

Alternativa 2:
F, V, V.

Alternativa 3:
F, F, V.

Alternativa 4:
V, V, F.

Alternativa 5:
V, V, V.

Respostas

respondido por: Danas
7

A alternativa 5) é a correta.

As políticas monetárias enfatizam sua atuação sobre os meios de pagamento, títulos públicos e taxas de juros, modificando o custo e o nível de oferta de crédito, ou seja, existe um grande controle por parte das políticas macroeconômicas, o que pode representar um problema para a economia e diversos empreendimentos.

Uma dessas políticas monetárias ocorrem quando o estado quer fazer uma expansão monetária, que é feita com o aumento na oferta de moeda, o que irá reduzir a taxa de juros, aumentando a demanda agregada.


andrekanxa2010pejpp1: Concordo!
vivianecontabilidade: gente ! confirme se eu estiver errada, a ultima alternativa é falsa, pois NÃO É VIA POLÍTICA MONETÁRIA, mais sim VIA BANCO CENTRAL DO BRASIL. Pag. 28. Assim anotei a alternativa 4 VVF.
rgdelimapanificadora: @Vivianecontabilidade esta correta, a Alternativa correta é a: "D" VVF de acordo com o livro de Economia no Setor Público na pagina 28, O governo via BANCO CENTRAL DO BRASIL, poderá entre outras formas existentes, aumentar a taxa de juros
Anônimo: Esta erra sim, veja :Nessa direção, por exemplo, se um dos objetivos do governo for controlar
a inflação, via política monetária, deverá destruir moeda, ou seja, diminuir o
estoque monetário da economia. Como poderá fazer isso? O governo, via Banco
Central do Brasil, poderá, entre outras formas existentes, aumentar a taxa de
juros, aumentar as reservas compulsórias ou vender títulos no mercado aberto.
Anônimo: Vemos assim que não é exclusivamente via banco central do brasil.
lilianesoutofagundes: alternativa D cfe. livro pag 28
mocwb: Gente, o governo PODE. ele PODE. não quer saber COMO vai fazer, através de que orgão. ELE PODE FAZER, está certo. alternativa E para mim.
mocwb: V V V
anaterciaamorim: Esta bem claro na pág.28 do livro, alternativa D- V V F
leorodrigues77: Alt. VVF, A "política monetária" é empregada quando o governo atua sobre a quantidade de moeda e títulos públicos. não fala sobre taxa de juros.
respondido por: brenoroger
4

Resposta:

resposta e a 5

Explicação:

eu coloquei essa.


izakncz: RESPOSTA CORRETA É A ALTERNATIVA 5 - VVV
izakncz: R. CORRETO – Pág.28 – ‘’ O governo, via Banco Central do Brasil, poderá, entre outras formas existentes, aumentar a taxa de juros, AUMENTAR as reservas compulsórias ou vender títulos no mercado aberto. Todavia, se a meta for crescimento econômico, o processo seria o inverso. Ou seja, o governo teria que REDUZIR a taxa de juros e a de reservas compulsórias.’’
Perguntas similares