Há quem diga que crescimento econômico e desenvolvimento econômico são exatamente a mesma coisa. No entanto, embora haja muita confusão entre os conceitos, a doutrina é clara ao diferenciá-los. O crescimento econômico refere-se ao bom andamento da economia em termos de produção e consumo e é mensurado por meio do produto interno bruto; já o desenvolvimento econômico refere-se ao bom andamento de variáveis de natureza qualitativa, e pode ser mensurado, entre outros, por meio do índice de desenvolvimento humano, popularmente conhecido como IDH.


MONTEIRO, Daniela Carla; DIAS, Diego Figueiredo. Economia do Setor Público. Maringá: Unicesumar, 2019.


Após a leitura do enunciado acima e de posse dos conhecimentos adquiridos sobre esse assunto, é possível compreender que:

I. O Brasil, enquanto economia emergente, é um país que cresce economicamente, mas que não necessariamente se desenvolve ao longo de seu crescimento.
II. O conceito de crescimento econômico compreende variáveis de natureza quantitativa, entre elas: miséria e mortalidade infantil.
III. Quando se incorre em crescimento e desenvolvimento econômico, incorre-se em variações positivas de ordem qualitativa e quantitativa, respectivamente.

É correto o que se afirma em:


Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas.

Alternativa 3:
I e III, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.





Respostas

respondido por: Danas
0

A alternativa 5) é a correta.

O crescimento econômico do Brasil está estagnado, sendo apenas suficiente para suprir os problemas com crescimento populacional e inflação.

Quando uma economia cresce, significa que há mais dinheiro circulante, na maioria das vezes acontece pelo aumento da produtividade, porém, pode ocorrer pela impressão de dinheiro, o que gera inflação a médio prazo.

O que é importante de fato é quando há desenvolvimento econômico e crescimento econômico, que há aumento positivo de diversas variáveis.

Espero ter ajudado!


ludsnekp6atyo: Marquei a 1, pois miséria e mortalidade infantil dizem respeito ao desenvolvimento e na III, a ordem está trocada, Crescimento- quantitativo e desenvolvimento- Qualitativo.
rgdelimapanificadora: Marquei a Alternativa: "A" I, de acordo com o livro de Economia no Setor Público na PAGINA 18, a alternativa II realmente estar trocada com a III, VEJAM CORRETAMENTE NA PAGINA 18 DO LIVRO.
rqarmond: alternativa certa é apenas a I
vivianecontabilidade: A alternativa correta é I, apenas.
ARYEVYLO: Alternativa 1, o nosso amiguinho escreve muito e não diz nada
carrausantosp2r4e2: Gente tem alguém querendo prejudicar,falam que e resposta verificada e quando vamos ver não esta correta.
acth: Fiquem atentos as respostas, o fato de estar qualificada não traz certeza.

Apenas a alternativa 1 é correta.

Na alternativa 2 eles apontam miséria e mortalidade como índices quantitativos e, na verdade, são qualitativos.

Já a alternativa 3 parece muito certa, não fosse a palavra "respectivamente" no final da frase. Crescimento não é qualitativo e desenvolvimento não é quantitativo.
mimicmcp9yum7: Resposta certa Alternativa 5
mimicmcp9yum7: 5 Correta
respondido por: brenoroger
0

Resposta:

eu marquei a alternativa 05

Explicação:

se alguém  outro só comentar


lilianesoutofagundes: alternativa I cfe livro pag.18
ARYEVYLO: Amigo! A questão II está se referindo ao crescimento econômico, ordem quantitativa, mortalidade infantil está inserido na ordem qualitativa, desenvolvimento econômico. Já a questão III estaria certa se não fosse o respectivamente, que alterou as ordens (crescimento - quantitativa) e (desenvolvimento - qualitativa). Resposta correta I.
Perguntas similares