Preciso de uma redação sobre o tema : "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet"
Respostas
Podemos não perceber, mas as redes sociais compartilham tudo aquilo que fazemos e vemos com empresas, até os navegadores de internet fazem isso, e com o tempo vamos recebendo sugestões que aos poucos vão moldando nossos gostos e anseios, são as grandes empresas do mundo tentando assumir o controle de nossas vidas, por esses e outros motivos as redes sociais nãos são tão saudáveis quanto aparentam.
Um novo modelo de organização social, pois a questão social está totalmente mudada se comparamos com a mesma 50 anos atrás, isso mostra que surgiu um novo modelo de interação social. Essa interação social se tornou possível graças ao surgimento da internet e posteriormente o surgimento das mídias sociais que modificaram o jeito como o homem se comunica e expõe sua vida, com isso temos uma série de vantagens e desvantagens, alguns estudos relatam que as redes sociais quando em excesso fazem no corpo sensações semelhantes ao uso de algumas drogas.
A internet, a globalização, as redes sociais, modificaram totalmente a maneira de socializar, atualmente as pessoas podem se socializar a distancias de milhares de quilômetros por redes sociais, vemos que até a maneira de se fazer amigos mudou. Com isso podemos concluir que um novo modelo de comunicação social surgiu em nosso mundo, de modo que os aspectos benéficos são a interação entre pessoas que outrora estavam distantes, bem como a possibilidade de fazer conferencias, as redes sociais também abriram um novo mercado de grande potencial, nelas é possível se fazer ações comunitárias de grande impacto devido ao seu fator viral.
Outro lado negro das redes sociais está no fato de que muitas pessoas mostram apenas as melhores partes de suas vidas, principalmente atores e influenciadores digitais e com isso de modo muitas vezes intencional fazem com que seus públicos queiram consumir o que eles consomem para ter aquela vida, porem na vida real as coisas são diferentes, isso acaba gerando um descontentamento com a vida entre muitos usuários de redes sociais, principalmente os mais jovens, causando diversos problemas psicológicos. Tais praticas mostram como as redes sociais podem ser nocivas.
Resposta:
Explicação:
A era digital revolucionou a forma de interagir, as relações de consumo e o acesso a todo tipo de serviço e comodidade. Se a evolução tecnológica foi capaz de proporcionar tanta facilidade e ganho de tempo e de recursos ao dia-a-dia das pessoas, por outro lado expôs, repentinamente, a vida de milhões ao universo de notícias, algoritmos e publicidade virtuais. Durante muito tempo, o alvo de críticas à falta de privacidade foram as redes sociais e o excessivo exibicionismo por parte de seus membros. Entretanto, o que dizer da utilização de dados pessoais por empresas, governos ou órgãos de imprensa, sem que o usuário esteja ciente do conteúdo oferecido e propositalmente direcionado?
Em 2018, Mark Zuckerberg assumiu, durante depoimento, o erro cometido pelo Facebook ao permitir o vazamento de dados de milhões de pessoas pela consultoria política Cambridge Analytics, que deles fazia uso para fins eleitorais. O episódio é significativo não apenas pelo vazamento de informações em si, que já não é mais uma novidade, mas principalmente pela grande repercussão social que teve. Ficou então demonstrado que há, de fato, uma preocupação crescente em torno do assunto e, mais do que isso: que as pessoas estão cada vez mais conscientes e incomodadas com as tentativas de manipulação que vêm sofrendo.
Além disso, é evidente que a insatisfação dos usuários se deve não só ao uso de dados para fins estranhos aos expressamente autorizados, mas também ao controle de suas preferências pessoais, culturais e até mesmo gastronômicas. Tal manipulação é exercida por sistemas de algoritmos que filtram, selecionam e omitem conteúdos de acordo com critérios preestabelecidos de “relevância”, que nada mais são do que a subtração do poder de decisão do indivíduo e sua transferência para o domínio de robôs munidos de inteligência artificial. A humanidade, pouco a pouco, tem se dado conta de que a web, há tempos, ultrapassara a linha que separa a difusão do conhecimento em larga escala da influência indiscriminada sobre o pensamento.
Sendo assim, é nítida a necessidade de uma mudança na forma de lidar com o acesso e coleta de informações online. Porém, ainda mais importante do que a criação de mecanismos que assegurem o seu sigilo, o que ainda tem se mostrado um desafio, é o desenvolvimento da capacidade de discernimento na assimilação do conteúdo oferecido pelas plataformas virtuais. Nesse sentido, a inclusão de alertas e avisos sobre o caráter político ou comercial de determinadas publicações seria uma forma de contribuir para tornar a postura do usuário menos passiva e vulnerável no meio cibernético. Além disso, o investimento em políticas educativas visando à orientação da população no uso de redes sociais, por exemplo, seria uma medida eficaz e eticamente viável frente à ausência de privacidade na internet.