Respostas
Resposta:
O petróleo é um importante recurso energético utilizado no mundo nas mais variadas atividades produtivas. Apesar de sua importância econômica, o petróleo não é um recurso natural renovável. Ou seja, ele não depende da ação humana para que seja fabricado. Justamente por essa característica, existem muitos conflitos por áreas nas quais o petróleo ainda é encontrado naturalmente. Recentemente, com a descoberta de petróleo no pré-sal brasileiro, houve uma intensificação da extração deste elemento por meio da Petrobras no Brasil.
Entende-se que a camada do pré-sal tenha se formado há cerca de 100 milhões de anos, no contexto de separação do antigo continente denominado de Gondwana. Este, por sua vez, justamente com Laurásia, formaram o continente único denominado de Pangeia. Quando ocorreu a separação de Gondwana e Laurásia, formou-se um espaço de acúmulo de material sedimentar, o qual deu origem ao reservatório de petróleo encontrado no Brasil. Quando este espaço foi coberto pelas águas do Oceano Atlântico, depositou-se uma espessa camada de sal sobre o material orgânico existente, o qual encontra-se sobreposto ao petróleo. Então, é desse fato que surge o nome pelo qual o local é conhecido: petróleo do pré-sal. Ou seja, que está abaixo dessa camada salina.
Segundo informações da Petrobras, a produção diária de petróleo no âmbito do pré-sal passou de uma média de aproximadamente 41 mil barris por dia no ano de 2010 para o patamar de 1 milhão de barris por dia em meados de 2016. Esse crescimento demonstra a relevância deste acontecimento para o mundo, especialmente para o Brasil, que hoje está entre os maiores produtores de petróleo do mundo. O pré-sal brasileiro foi descoberto no ano de 2007, constituindo-se em uma camada localizada abaixo do leito do mar, a qual pode ser considerada como uma grande jazida de petróleo no território brasileiro. Estima-se que o pré-sal abrigue mais de 50 bilhões de barris de petróleo em uma faixa territorial localizada entre os estados de Santa Catarina ao Espírito Santo, na costa do Oceano Atlântico, afastando-se entre 100 até 300 quilômetros da área costeira.
Espero ter ajudado!