Tabaquim também citou outros pontos importantes a serem considerados na avaliação neuropsicológica. Vale destacar que o autor teve o cuidado de explicar brevemente cada item. São eles, EXCETO,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,w
Respostas
Os pontos importantes a serem considerados na avaliação neuropsicológica segundo Tabaquim (2003), são:
Histórico de vida - No processo avaliativo é fundamental considerar o início do problema, os sintomas e a evolução da história, os dados de personalidade e as alterações subsequentes à lesão/disfunção.
Histórico médico - Os dados do diagnóstico neurológico podem dar sentido a certas defasagens neuropsicológicas. As informações pelas técnicas de neuroimagem são muito importantes e devem ser valorizadas neste processo de análise neuropsicológica.
Observação da conduta - Muitas vezes, os dados obtidos na anamnese e na observação do comportamento do sujeito têm mais significância do que as pontuações obtidas nos testes neuropsicológicos.
Semiologia quantitativa do exame neuropsicológico - A pontuação de um subteste adquire valor quando correlacionada com outros achados, quanto à similaridade e complementaridade, mas também no contexto global dos dados obtidos em toda a investigação neuropsicológica.
Semiologia qualitativa do exame neuropsicológico - As pontuações dos subtestes, que compõem uma bateria neuropsicológica ou uma seleção de testes, devem enriquecer com a maior e mais ampla valorização quantitativa possível.
Testes complementares - No emprego de uma bateria neuropsicológica, o examinador deve conhecer as limitações dela e, partindo dos problemas específicos, eleger os testes complementares mais adequados ao núcleo patológico do indivíduo.
Grupo-controle - As variáveis características das manifestações neuropsicológicas das lesões/disfunções cerebrais são de naturezas distintas, e sua incidência pode determinar problemas diversos que requeiram normatização de grupos-controle.
Espero ter ajudado!
Resposta:
As pontuações dos subtestes, que compõem uma bateria neuropsicológica ou uma seleção de testes, devem empobrecer com a maior e mais ampla valorização quantitativa possível.
Explicação: