Para a extração do pau-brasil, os portugueses precisaram da força de trabalho indígena. Em troca, ofereciam aos nativos bugigangas europeias. Que tipo de trabalho implicava a extração do pau-brasil?
a) apenas a derrubada das árvores.
b) derrubada das árvores, corte das toras e transporte.
c) extração da tinta da casca das árvores.
d) apenas o corte das toras das árvores.
Respostas
Eu acho que a B, porque as feitorias (usadas no Brasil pre-colonial) eram as responsáveis por transportar o Pau-Brasil, mas os índios tinha que levar para lá, entende? (ESCAMBO, era o nome dessa forma de trabalho.
O trabalho realizado pelos povos indígenas e que estava relacionado com a extração do Pau-Brasil era aquele que incluía as diferentes etapas de um processo de extrativismo vegetal: derrubar as árvores em ambiente natural, prepará-las com o corte em toras e levá-las até as áreas portuárias. É correta a alternativa B.
Como o comércio de Pau-Brasil afetou os povos nativos?
Inicialmente o comércio deste recurso era mutuamente benéfico para os povos nativos e os portugueses, já que os nativos adquiriam ferramentas de metal nesta troca e conseguiam, com isto, aumentar a sua produtividade. Com o tempo, contudo, a exploração passou a facilitar a colonização e, com isto, o processo de tomada do território dos povos nativos.
Mais sobre a colonização em:
https://brainly.com.br/tarefa/9790446