O princípio do sistema capitalista é o aumento dos lucros e a diminuição das despesas; sendo assim, os proprietários buscas novas tecnologias para as fábricas, explorando seus operários com salários baixos e carga horária alta. De acordo com Sikorski, Cunha (2016, p. 22) “A questão social, originalmente expressa no empobrecimento do trabalhador, tem suas bases reais na economia capitalista”. SIKORSKI, Daniela; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito. Questão Social na Contemporaneidade. Maringá: Unicesumar, 2016. A partir do exposto, assinale a alternativa que apresente a definição de questão social.
Alternativa 1:
A questão social é a mudança ocasionada no século XIX, que transformou o servo em trabalhador livre para atender à demanda do sistema capitalista.
Alternativa 2:
A questão social é o processo de organização, confronto e resistência da classe trabalhadora contra o processo de exploração capitalista.
Alternativa 3:
A questão social é a formação da consciência de si e para si dos trabalhadores para atender as demandas do capitalismo.
Alternativa 4:
A questão social é o fenômeno de urbanização e industrialização das cidades, ocasionadas pelo êxodo rural no século XIX.
Alternativa 5:
A questão social é o movimento de globalização das relações sociais no contexto da revolução industrial no século XIX.
Respostas
respondido por:
6
É correta a alternativa 2.
A questão social é um dos muitos nomes que são dados para o estado de contradições econômicas, políticas e sociais existentes entre as duas grandes classes sociais (a burguesia e o proletariado) no contexto do sistema capitalista de produção.
Neste sentido ela consiste na disputa, por meio da organização política e resistência de classe, do grupo dos trabalhadores contra as explorações capitalistas, com a defesa de melhores condições de trabalho e melhores salários.
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 2
Explicação:
Gabarito oficial
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás