joão amós comênio, filósofo e educador, foi um grande estudioso da história da educação e é considerado o pai da didática. em seus 78 anos de existência viveu em vários lugares, teve uma brilhante vida acadêmica, por isso é considerado um intelectual, junto com grandes nomes da sua época, como descartes.
Respostas
Restante da questão.
Neste sentido, sobre Comênio e a Didática, analise as afirmativas e considere V para verdadeiro e F para falso.
I. Comênio escreveu a Didática Magna por acreditar que os seus colegas, docentes, eram muito tradicionais no processo de ensino.
II. A Didática Magna consiste em uma das primeiras obras que tratam da educação escolar e seu processo de democratização.
III. A Didática de Comênio consiste em uma proposta pedagógica para o ensino no período de transição da Idade Média e o início da Modernidade.
As afirmativas I, II e III são respectivamente:
Somente II e III estão corretas.
Comênio foi um filósofo muito importante, criador da Didática Magna que consistiu em uma primeira obra que primava pela democratização da educação, diferente da educação medieval que ainda imperava nas escolas e primava pela qualidade somente para as elites.
Diante disso, inicia uma nova proposta pedagógica, que marca o inicio da Modernidade, principalmente na área educacional, representando a educação como um elemento de transformação social, sobretudo para as camadas menos favorecidas.
Resposta: correto VVV.
Explicação:pág 21 do livro.
F, V, V.